Editora Elsevier lança Engenharia de Software

4/6/2013 –

O SWEBOK (Software Engineering Book of Knowledge), organizado pela IEE Computer Society e adotado como padrão internacional desde 2006, sistematiza os conhecimentos necessários para todo engenheiro de software e foi um avanço na área. Engenharia de Software, da editora Elsevier, pode ser de grande valia para estudantes de graduação dos cursos Sistemas de Informação e Ciência da Computação e profissionais que tenham interesse em se reciclar ou dar o passo inicial para implantar processos produtivos mais organizados em suas empresas.

O autor aborda sete das dez áreas de conhecimento relacionadas ao SWEBOK: Teste, Manutenção, Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Engenharia, Processo de Engenharia, Ferramentas e Métodos e Qualidade. As demais – Requisitos, Design e Construção – são abordadas no livro Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos (Elsevier Editora, 2011). Juntos, eles formam a bibliografia mais completa sobre engenharia de software editada no Brasil.

A obra não possui um capítulo específico sobre ferramentas de Engenharia de Software, porque elas são mencionadas ao longo de todos os capítulos onde se fazem necessárias. Apesar disso, os tópicos mais fundamentais sobre o assunto estão detalhados de modo que o leitor consiga efetivamente usar as técnicas e não apenas ouvir falar delas. Para isso, estão disponíveis no site da editora, exercícios para que os leitores possam testar seus conhecimentos adquiridos ao longo da leitura.

“Espera-se contribuir para que esses alunos possam desempenhar adequadamente a função de engenheiro de software no mercado de trabalho. Por fim, esse livro é direcionado a todos aqueles que acreditam e trabalham para que o Brasil possa se tornar uma referência mundial na área de produção de software, esbanjando qualidade e criatividade”, diz o autor.