Editora especializada cresce 28% em 2019 e espera aumento de mais 13% em 2020

São Paulo 16/3/2020 – Expansão para novos segmentos, investimento em startups e lançamento de produtos inovadores garantem 65% de market share da editora

Expansão para novos segmentos, investimento em startups e lançamento de produtos inovadores garantem 65% de market share da Vetor Editora no mercado de publicações especializadas. Empresa comemora com comunicação visual renovada.

Na contramão de um mercado ainda em recuperação da crise econômica, especialmente no segmento de publicações especializadas, a Vetor Editora, referência em soluções para psicologia, anuncia mais um ano de crescimento acima da expectativa. O faturamento da empresa cresceu 28,4% em 2019 com relação ao ano anterior – precedido pelo crescimento de 17,8% em 2018, com relação a 2017. Cenário foi favorável por conta da manutenção da orientação para investimentos, por consequência houve também um alargamento também no seu market share, que chegou a 65%.

Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, que trabalha há mais de cinco décadas com publicações especializadas, afirma que uma conjunção de fatores internos determinou a escalada de crescimento. “Em acordo com o board nós tomamos a decisão de seguir uma estratégia agressiva mesmo no auge da crise. O mercado de editoras especializadas é restrito e quem se mantém na vanguarda acaba não deixando muito espaço para a concorrência”, explica. “Nos últimos dois anos nós investimos em quatro startups altamente inovadoras, lançamos dez novos produtos, inclusive alguns voltados para mercados que transbordam o que estamos habituados, e expandimos nossa rede de distribuição”, enumera. Para 2020, a expectativa de crescimento é de pelo menos 13%.

INOVAÇÃO EM PRODUTOS

Para contabilizar apenas um dos produtos da Vetor, a VOL  (Vetor Online) – primeira plataforma brasileira de aplicação de testes psicológicos online desenvolvida pela Vetor -, escalou o faturamento de R$ 720 mil em 2018 para R$ 1,4 milhões em 2019. Indicada para as áreas de seleção de pessoal, segurança patrimonial e aviação, avaliação psicossocial, avaliação para porte de armas, dentre outras avaliações psicológicas, a plataforma é líder no formato no Brasil e otimiza a gestão do RH de muitas maneiras.

A gamificação também ganhou espaço em 2019. Em parceria com a Treinamundi, a Vetor Editora, lançou dois jogos voltados ao mercado corporativo, focados em auxiliar profissionais a desenvolverem seu potencial no ambiente de trabalho por meio de jogos de tabuleiro, além da parceria com a Editora Synopsis que publica baralhos para aplicação em clínica.

Além destes, outros quatro produtos impulsionaram o crescimento da Vetor: a segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE), que foi reformulada, atualizada e em apenas oito meses teve mais de cinco mil coleções vendidas; a Coleção RAVLT (teste neuropsicológico de aprendizagem Auditivo-Verbal, útil na detecção de dificuldades relacionadas à memória em transtornos mentais e síndromes neurológicas); o novo Manual Palográfico com mais de 4 mil pessoas submetidas (teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo); e o BAMS (uma bateria neuropsicológica para idosos entre 60 a 98 anos destinada à avaliação da memória declarativa semântica).

STARTUPS

Além do desenvolvimento de produtos, a Vetor Editora direcionou R$ 1,8 milhões nos últimos anos para investir em startups que inovam nos segmentos de educação e saúde: BeeTouch (Digital Health Startup que cria softwares, redes sociais e aplicativos móveis customizados na área de saúde), Plataforma IDEM (plataforma para auxiliar escolas no planejamento do Novo Ensino Médio), BRG Educacional (empresa que auxilia instituições de ensino superior na captação de alunos por meio de uma plataforma online de orientação profissional) e Vittude (plataforma que conecta psicólogos e pacientes em três cliques).

EXPANSÃO E REBRANDING

“Por meio dos novos produtos e startups expandimos nossa atuação, tradicionalmente voltada para psicologia, também para áreas afins como a neuropsicologia, fonoaudiologia, pedagogia e educação”, explica Mattos. “Todo esse movimento foi muito marcante e, para uma empresa com mais de 50 anos, é muito natural que a gente comemore as conquistas com uma comunicação visual renovada e com mais sintonia com o que somos hoje”, completa.

Sobre a Vetor Editora

A Vetor Editora foi fundada há mais de 53 anos, oferece soluções em psicologia onde é referência para testes psicológicos, instrumentos multidisciplinares e livros de qualidade, presta serviços de contratação e consultoria para RH de empresas, oferece cursos de ensino a distância (EAD), atua com treinamentos, investe em autores nacionais e incentiva a pesquisa no segmento, desenvolve produtos/plataformas para auxiliar tanto em intervenções clínicas quanto em desenvolvimento organizacional e possui plataforma online de testes. Sempre atenta às necessidades do mercado, tem foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento, por meio da publicação de instrumentos de avaliação e livros destinados às áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicopedagogia. É pioneira em prestigiar o autor de testes psicológicos brasileiros e manter um constante relacionamento com professores de faculdades e universidades de vários estados.

Website: https://www.vetoreditora.com.br