Edmir Chedid defende reajuste de 8% sobre os salários dos professores da rede pública

São Paulo/SP 18/4/2013 – Esta é uma conquista importante, mas que ainda deve estar associada a outras reivindicações que beneficiam o magistério.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo iniciou nesta quinta-feira, 18/4, o processo de análise e discussão dos Projetos de Leis (PLs) enviados pelo Poder Executivo que propõem o reajuste sobre os benefícios concedidos aos profissionais da rede pública estadual de ensino. Esta iniciativa recebeu o apoio integral do 2º Secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Edmir Chedid (DEM), que há 10 meses havia solicitado reajuste aos professores.

Segundo o parlamentar, o primeiro Projeto de Lei trata especificamente do aumento de 8,1% sobre os salários dos 415 mil profissionais do magistério, entre os ativos e os inativos, e o segundo da criação de 818 cargos de Analistas Administrativos e de Tecnologia na rede pública estadual de ensino. “Na prática, os PLs demonstram que os poderes Executivo e Legislativo estão empenhados em valorizar o magistério e, com isso, beneficiar os alunos em formação”, disse.

Edmir Chedid explicou ainda que o Poder Executivo estabeleceu 45,1% de aumento acumulado, o que representa reajuste de 13% em 2011 e de 10% no ano passado. “Agora, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) atendeu a reivindicação que fizemos há pelo menos 10 meses, conferindo esse reajuste de 8,1% sobre os salários dos professores. Esta é uma conquista importante, mas que ainda deve estar associada a outras reivindicações que beneficiam o magistério”, afirmou.

O reajuste salarial aos professores do Estado será válido a partir de 1º de julho. “Com a aplicação desse valor, São Paulo se firma na posição de Estado que mais investe em Educação. Atualmente, são 30% da receita líquida, o que de fato representa 44% acima do piso da categoria em nível nacional. Enfim, como próprio garantiu o governador, um esforço grande em que o objetivo é melhorar a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de ensino”, concluiu.

O Poder Executivo também espera a aprovação da Assembleia Legislativa para ao Projeto de Lei para a criação de 818 cargos na rede pública estadual de ensino (400 para o cargo de Analista de Tecnologia e 418 vagas para o cargo de Analista Administrativo). Esses servidores públicos irão atuar nas 91 Diretorias de Ensino (DEs) do Estado. A criação dos cargos, segundo o Governo do Estado, irá proporcionar aos professores mais tempo para se dedicarem à profissão.

Website: http://www.edmirchedid.com.br/

Web Site: