Educação financeira na infância: qual a importância?

São Paulo, SP 5/9/2019 –

Segundo dados, brasileiros deixam a desejar quando o assunto é controle financeiro. Para ajudar nisso, o ideal é trabalhar com processos educativos ainda na infância

Um relatório disponibilizado pela ANBIMA no ano passado levantou um assunto interessante: educação financeira. Segundo a análise de dados, foi possível constatar que 40% dos brasileiros não guardam dinheiro. Além disso, apenas 10% separam uma parte da renda pensando em gastos futuros ou poupança.

E esse hábito já é antigo: ainda seguindo a pesquisa citada anteriormente, apenas 32% dos habitantes economizou qualquer quantia em 2017. Apesar do cenário, a boa notícia é que, desta pequena parcela, 42% se preocupou em investir o dinheiro poupado em produtos financeiros, como CDB, LCI e LCA. 

De geração para geração

Analisando as finanças de modo geral, é possível notar um efeito dominó, ou seja, a falta de planejamento financeiro afeta a todos de uma mesma família. Para Cirlene Cattai, advogada e escritora, o grande vilão da falta de controle com dinheiro pode ser, justamente, o desconhecimento do assunto. “Nós demoramos muito para ter contato e até mesmo autonomia sobre o dinheiro. Por esse motivo, muitos adultos não sabem como agir quando começam a receber um salário e precisam cuidar de tudo. Com isso, vem o descontrole e os gastos desnecessários”, comenta a especialista.

Pensando nisso, Cirlene Cattai teve uma ideia pioneira: produzir um livro de educação financeira para mães e pais preparem seus filhos sobre finanças desde a infância. O conteúdo do “Educando seu filho para o sucesso”, inédito no Brasil, ressalta a importância do conteúdo informativo, assim como conversa diretamente com os pais, que receberão auxílio e dicas para desenvolver seus filhos nesse sentido. “É na infância onde as informações são absorvidas com riqueza. Por isso, é indispensável apresentar essa responsabilidade para os pequenos o quanto antes”.

Para finalizar, Cirlene compartilha que, hoje, entende que seu projeto não é nada simples, embora pensasse dessa forma antes. “A importância do material presente no livro é enorme e pode representar uma grande diferença no futuro dessas crianças. Elas terão um controle muito maior sobre o próprio dinheiro e, muito mais do que isso, entenderão o seu real valor”, diz. 

Leitura que inspira

O livro “Educando seu filho para o sucesso” é um livro do Projeto Meu Filho Rico que tem como missão levar a capacidade de gerir e educar crianças financeiramente. Tendo à frente Cirlene Cattai, advogada e escritora, e sua obra conta com abordagens que passam pela neurociência, economia, educação, programação neurolinguística e até mesmo conteúdo que ressalta as boas práticas. 

Além do livro, existem outros meios de disseminação da técnica desenvolvida por Cirlene, como e-books, games e textos de blog. Para acompanhar, basta acessar: http://meufilhorico.com.br/

Website: http://meufilhorico.com.br/

Web Site: