Eleições municipais são oportunidade para recuperação do mercado da contabilidade

São Paulo, SP 4/8/2020 – As eleições trazem uma grande oportunidade para quem estiverem dispostos a operar regionalmente e prestar serviço para os candidatos locais

Contabilidade eleitoral pode equilibrar perdas causadas pela pandemia ainda em 2020

Apesar do contexto de crise econômica generalizada, a prestação de contas eleitorais é um nicho pouco explorado do mercado de contabilidade que pode ajudar os escritórios a recuperarem seu faturamento ainda em 2020, com as eleições municipais.

A contabilidade eleitoral é o serviço de prestação de contas para partidos e candidatos. Com a legislação eleitoral se aprimorando para a era digital, esse nicho pode gerar boas oportunidades para os escritórios de contabilidade. Dos 517 mil contadores do Brasil, apenas 20 mil operaram no mercado de contabilidade eleitoral nas últimas eleições, em 2016, segundo dados do portal da Justiça Eleitoral Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral. No mesmo ano, o TSE registrou 492 mil candidaturas, o que mostra o grande volume de oportunidades para o setor.

“As eleições municipais trazem uma grande oportunidade para quem estiver disposto a operar regionalmente e prestar serviço para os candidatos locais. Estamos diante de um grande oceano azul para o mercado de contabilidade, e uma oportunidade de recuperação aos impactos que outros setores trouxeram por conta da crise econômica”, diz Guilherme Sturm, CEO da Essent Jus, que oferece aos escritórios de contabilidade uma parceria com capacitação e tecnologia para atenderem localmente os candidatos das eleições deste ano.

É a primeira vez que todo o processo deve ser feito por meio eletrônico, com um mecanismo muito parecido com o Imposto de Renda de Pessoa Física: é preciso que todos os dados sejam apresentados em uma plataforma digital, cumprindo regras, prazos e exigências da Receita Federal e da Justiça Eleitoral. Há uma série de novidades e exigências técnicas do Tribunal Superior Eleitoral e a Essent Jus oferece toda tecnologia necessária para atuar no atendimento e prestação de contas 100% online e a orientação da Academia Essent Jus, que capacita os profissionais com as informações e normas.

Cristiane Costa, da Markazi Consultoria, de Salvador, BA, já trabalhava com contabilidade eleitoral, mas encontrou na parceria com a Essent Jus a ferramenta tecnológica e o suporte que precisava para garantir o serviço aos seus clientes. “A gente precisava de uma ferramenta que desse esse suporte, e na Essent Jus encontramos, além da tecnologia, todo o conteúdo seguro e atualizado para assessorar nossos clientes, e ainda o Robô de Arrecadação, uma ferramenta que já está em uso na pré-campanha e que foi aceita muito positivamente pelos nossos clientes.

“O papel dos contadores em assessorar os candidatos é fundamental para evitar erros no processo e garantir a aprovação das contas dos clientes. E a Essent Jus oferece aos contadores essa capacitação, cuidando de todos os detalhes e exigências da legislação”, explica Sturm.

A Essent Jus é a única startup do país a oferecer um serviço financeiro completo aos candidatos e partidos, da arrecadação à prestação de contas eleitorais. Sua tecnologia foi responsável por 25% (1/4) de todo o dinheiro arrecadado por financiamento coletivo no país durante as últimas eleições. Foram contas de 3 candidatos à presidência, 6 governadores, 23 senadores, 318 deputados federais e 450 deputados estaduais. É a única empresa de Contabilidade Eleitoral do Brasil a atender esse volume de arrecadação.

A prestação de contas eleitoral é uma oportunidade para os escritórios atuarem no mercado da contabilidade, parecida com outro serviço que estes normalmente já oferecem: o Imposto de Renda de Pessoa Física. Sazonal, com começo, meio e fim, sem aumentar os custos fixos mensais, e ainda, por acontecer no segundo semestre, quando as obrigações anuais já foram entregues, permite aproveitar ainda uma eventual ociosidade da equipe do escritório.

“Entendemos a parceria com a Rede de Contabilidades Associadas da Essent Jus uma oportunidade de facilitar a atuação das empresas contábeis nesse nicho de mercado ainda pouco explorado pelos escritórios de contabilidade. As eleições dão um grande potencial para aumentar o faturamento, injetar liquidez e potencializar a captação de outros clientes, o que ajudará os empresários contábeis a superarem os impactos causados pela pandemia”, diz Francisco Pereira Gonçalves, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da FENACON.

Com a expectativa de atender 50 mil campanhas eleitorais e faturar R$100 milhões nas eleições de 2020, a Essent Jus já conta com mais de 470 contabilidades associadas. “Temos um negócio com alto potencial de escala e desenhamos um modelo de ganha-ganha, altamente atraente para nossos parceiros. Não queremos competir, queremos somar. Estamos criando, juntos, uma gigante da contabilidade no Brasil”, finaliza Guilherme Sturm.

Website: http://www.essentjus.com.br