Elevadores são aliados para empresas aumentarem seus níveis de acessibilidade

São Paulo 5/2/2021 –

Acessibilidade é um termo cada vez mais importante para a sociedade – tanto para reafirmar valores relacionados à inclusão de pessoas com os mais diversos tipos de necessidades especiais, quanto para atender aos requisitos das principais leis sobre essa questão.

Acessibilidade é um termo cada vez mais importante para a sociedade – tanto para reafirmar valores relacionados à inclusão de pessoas com os mais diversos tipos de necessidades especiais, quanto para atender aos requisitos das principais leis sobre essa questão.

Uma empresa condizente com essa cultura tende a crescer cada vez mais, gerando, inclusive, mais negócios de sucesso. Ao criar estratégias para a integração de pessoas com deficiência (PCD), a empresa mostra ser acolhedora e humana para todo o seu público – algo extremamente positivo para se construir e apresentar dentre os valores empresariais.

Tanto a Lei de Cotas quanto a Lei Brasileira de Inclusão determinam que: organizações que possuem em seu quadro mais de 100 funcionários precisam disponibilizar de 2 a 5% de suas vagas de emprego para pessoas com algum tipo de deficiência. Inclusive, o não cumprimento desta lei pode acarretar em multas – prejudiciais para a saúde financeira e ética da empresa.

Essas leis também indicam algumas regras específicas para transformar ambientes – os adequando para receber pessoas com necessidades especiais, como exemplo pessoas com mobilidade reduzida. Mais informações técnicas sobre as adaptações necessárias para a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiências podem ser encontradas na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Dentre essas, algumas merecem destaque:
– Largura de corredores e portas que possibilitem a passagem de uma cadeira de rodas;
– Banheiros acessíveis;
– Rampas com inclinação adequada.

Existem alguns ambientes em que a instalação de rampas de acesso não é viável, mas, nem por isso a empresa precisa deixar de desenvolver seu projeto de acessibilidade. Uma grande ferramenta facilitadora de um projeto de inclusão empresarial são os equipamentos para acessibilidade vertical, como os elevadores e plataformas elevatórias. Para uma empresa com muitos ou poucos andares, os elevadores podem ser decisivos no momento de torná-la mais acessível.

Existem diversos tipos de equipamentos além dos elevadores “padrão” – constantemente vistos em edifícios comerciais ou residenciais. É possível, por exemplo, adaptar um elevador exclusivo para o ambiente empresarial, conforme norma técnica da ABNT.

Tipos de manutenção em elevadores

Mesmo sendo considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, os elevadores merecem uma atenção especial dos síndicos, zeladores e demais responsáveis por estabelecimentos que comportem esse equipamento. Isso porque o seu não funcionamento pode acarretar diversos contratempos tanto para a vida pessoal quanto profissional de quem frequenta esses locais.

Um elevador com a manutenção em dia é sinônimo de saúde financeira – não só por agilizar o tempo das pessoas que o utilizam, como também por trazer economia financeira.

Dentro da rotina de manutenção predial, uma das etapas mais importantes consiste na manutenção periódica dos elevadores. Além de garantir a segurança dos usuários, esse procedimento garante, também, uma maior vida útil dos equipamentos.

Com o tempo, é normal que toda a estrutura dos elevadores apresente sinais de desgaste e, para evitar qualquer tipo de risco aos usuários, é necessário desenvolver uma rotina de manutenção específica para esses equipamentos.

Principais tipos de manutenção em elevadores

Manutenção Preventiva: é efetuada periodicamente e tem como principal objetivo evitar falhas no sistema e estruturas. Quando a preventiva é realizada regularmente, é possível identificar, por exemplo, quais componentes precisam ser substituídos por já apresentarem sinais de desgastes. Dessa forma, evita-se a possibilidade de acidentes envolvendo os elevadores em decorrência de seu longo tempo de uso.

Manutenção Preditiva: trata-se de intervenções realizadas de acordo com indicadores do fabricante do elevador. As informações são analisadas de acordo com o monitoramento adequado dos equipamentos. Esse formato de manutenção pode ser considerado o mais econômico e inteligente, pois evita o desmonte do equipamento sem necessidade e ainda assim preserva sua estrutura e a segurança do fluxo vertical local.

Manutenção corretiva: esse tipo de manutenção ocorre quando o elevador já apresentou algum tipo de falha. O intuito desse processo é regularizar a situação do equipamento, evitando maiores prejuízos na instalação.

Website: https://www.elevadoresbasic.com.br/

Web Site: