Em tempos de hiperconectividade, eventos presenciais mantêm relevância no mercado

São Paulo 20/1/2020 – Redes sociais, ligações em vídeo, homeoffice. Por que, em tempos tão tecnológicos, empresas ainda insistem em eventos presenciais?

O século XXI mal fechou sua segunda década e a humanidade já se vê impactada pelas mudanças que ocorreram de 2001 até aqui. Atualmente, as pessoas vivem cada vez mais conectadas – através da internet, das redes sociais, dos apps.

Em eventos de tecnologia por todo o mundo, como no EuCNC 2019, já se comentam sobre as inúmeras possibilidades do 5G no futuro, aumentando ainda mais a velocidade de nossas interações. E, mantendo a pauta  eventos, muitos deles já seguem o padrão de palestras via videoconferências, aumentando o alcance do conteúdo e facilitando a conectividade entre pessoas de qualquer lugar do mundo.

O mercado de trabalho também mudou. Cada vez mais empresas veem valor no home office, que alia qualidade de vida do funcionário à contenção de despesas para a própria empresa. 

Esse novo modelo de trabalho só é possível com o avanço de tecnologias, permitindo que reuniões e interações entre colaboradores de qualquer parte do mundo aconteçam em tempo real.

Por tudo isso, pode parecer estranho que empresas ainda insistam nos encontros presenciais proporcionados por eventos quando a transformação digital toma conta do dia a dia. Mas a verdade é que, ainda que as soluções tecnológicas tenham evoluído tanto em tão pouco tempo, nenhuma estratégia parece tão eficaz para aproximar pessoas e estabelecer parcerias de negócio quanto os encontros face a face possibilitados através dos eventos.

O potencial dos eventos corporativos

Na verdade, especialistas já apontam que, pelo fato de todos estarem tão conectados no trabalho e até na vida pessoal, as oportunidades de encontros presenciais – cada vez mais raras – são ainda mais valorizadas, porque eles permitem uma troca de ideias e uma aproximação ainda maior entre as pessoas. Além disso, 98% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar o produto ou serviço depois de participar do evento relacionado a ele, segundo uma pesquisa divulgada no site EventMB.

As sensações despertadas em um evento – como a comida, a tecnologia experimentada em feiras, a música, a troca de ideias, enfim, tudo o que envolve um evento presencial, também são parte da tal experiência única que muitos organizadores buscam para seus eventos. 

“A grande vantagem do avanço tecnológico recente é a facilidade de acesso a experiências personalizadas em escala”, comenta Pedro Góes, CEO da empresa InEvent. Antigamente era algo muito custoso que apenas empresas gigantescas poderiam realizar, hoje em dia, não requer nada mais que um computador ou smartphone”, explica. “Com isso, temos uma infinidade de novas experiências criativas sendo construídas todos os dias para surpreender clientes e consumidores”, conclui.

Website: https://inevent.com/

Web Site: