Em tempos desafiadores, negócios de alimentação se reinventam para manter vendas

5/5/2020 – Essas soluções são baseadas em oferecer ao cliente alimentação segura, confiável, prática e de qualidade, sem que ele precise sair de casa.

No atual momento, pelo qual o país e o mundo passam, muitos segmentos do comercio estão sentindo os impactos em suas vendas. Com o setor de alimentação não foi diferente. Devido a essa realidade, os restaurantes têm buscado alternativas para manter as vendas.

No atual momento, pelo qual o país e o mundo passam, muitos segmentos do comercio estão sentindo os impactos em suas vendas. Com o setor de alimentação não foi diferente, segundo uma recente pesquisa da Galunion, de abril, 90% dos brasileiros estão evitando comer fora de casa, sendo que 74% preferem comprar os insumos em supermercados, para fazer preparações por conta própria.

Devido a essa realidade, os restaurantes têm buscado alternativas para manter as vendas. A maioria dessas soluções acabam relacionadas ao delivery, visto que esse é o principal foco do momento. Segundo a já citada pesquisa, esse serviço só fica atrás dos supermercados.

Essas soluções são baseadas em oferecer ao cliente alimentação segura, confiável, prática e de qualidade, sem que ele precise sair de casa ou, caso seja necessário que saia, que faça a compra com menos contato humano e com agilidade. Abaixo, são listadas as principais alternativas que têm sido oferecidas pelos negócios de alimentação.

Kits de insumos

Baseados na realidade de que os clientes têm preferido ficar em casa e preparar suas próprias refeições, os restaurantes e hamburguerias têm apostado em um novo modelo de produto: os Kits de Insumos para finalizar em casa. Nessa nova proposta, o consumidor recebe os ingredientes selecionados do estabelecimento e a receita do prato que deseja comer e prepara-o em sua própria cozinha.

Essa proposta traz ao cliente produtos por preços mais baixos, com mais segurança de alimentos e com a possibilidade de comprar múltiplas unidades congeladas, para estocar. Ao passo que incentiva nesse um novo hobby, sem sair de casa.

Já para o dono do negócio, as vantagens estão em um melhor aproveitamento do estoque, com a redução de perdas de produtos perecíveis, e, também, na redução da necessidade de equipe, já que os produtos podem ser preparados e estocados (congelados ou à vácuo) e podem ser vendidos em dias específicos da semana, sem que o chef esteja presente para cozinhar.

Vouchers de consumo antecipado

Venda agora, entregue depois. Os vouchers de venda antecipada consistem em vender vales que dão direito a um produto ou valor de consumo, com um valor bem abaixo do normal, mas com a seguinte condição: o cliente só pode consumir futuramente.

Por exemplo, pode-se vender um vale de R$ 150 em alimentos e bebidas do seu estabelecimento, por R$ 100, e o cliente poderá resgatar esse vale após o término dessa fase, na qual o país se encontra, e aproveitar os 150 reais de consumo dele.

Assim, o estabelecimento mantém as vendas e ainda gera mais movimento quando todos estiverem saindo de casa.

Venda de Marmitas Congeladas

Por serem, originalmente, condicionadas a públicos que seguem dietas controladas, como o mercado fit e de alimentação restrita, as marmitas congeladas usualmente eram vendidas em kits semanais e até mensais, para que o cliente consiga seguir o planejamento alimentar dele.

Porém, essa ideia tem sido adaptada para alcançar públicos diferentes e mais abrangentes, com a mesma proposta, como por exemplo, os jovens que não têm tempo ou habilidade para preparar suas refeições em casa e buscam praticidade na hora do almoço.

Nessa solução, são oferecidos pacotes semanais do cardápio normal do restaurante, porém congelado, para que o cliente compre e receba todas as refeições da semana de uma vez, já no começo dela ou até antes.

Para clientes que não querem sair de casa ou querem opções rápidas para esquentar e comer no intervalo do trabalho, sem precisar sair para procurar um restaurante ou depender do tempo de entrega, essa solução é ideal. Também porque, se congeladas corretamente, com ultracongeladores, as refeições oferecem máxima segurança de alimentos.

Já para o empreendedor, a vantagem é administrativa. Como boa parte dos pedidos podem ser encomendados com antecedência, é possível planejar a produção e administrar melhor os insumos, para evitar perdas. Também existe a possibilidade de concentrar toda a preparação das marmitas em poucos dias e fazer horários mais flexíveis, com equipe reduzida ou em revezamento.

Delivery de Padaria

No setor de panificação, o delivery ainda era um modelo de serviço no início da ascensão, isso antes desse momento. Agora, muitos proprietários de padaria estão oferecendo essa facilidade a fim de alcançar o público que antes ia até o estabelecimento, mas agora fica em casa.  O objetivo é tornar a experiência do cliente com a padaria mais confortável, acessível e, principalmente, mais segura, sem interferir na qualidade.

Nesse modelo, as vantagens para o empreendedor são alcançar novos bairros, além do que o estabelecimento se encontra e, também, aumentar o ticket médio, com promoções e vendas de combos online.

Aliadas ao delivery, outras soluções como o ultracongelamento de pães e o ponto quente têm sido utilizadas para melhorar a produção e reduzir o desperdício. Já que nessas práticas os pães e outros produtos, como salgados e doces, são ultracongelados e finalizados apenas sob demanda.

Para realizar com excelência todas essas alternativas, os estabelecimentos têm recorrido também à melhoria de estrutura, com equipamentos mais eficientes, que gerem produtividade e reduzam custos e desperdícios. Para as soluções citadas, por exemplo, são essenciais equipamentos como: fornos combinados, ultracongeladores, fermentadoras, entre outros.

Uma empresa que têm sido referência brasileira para esses fins é a mineira Prática Klimaquip, que chama a atenção do mercado com equipamentos robustos e de alta tecnologia.

O mercado está em constante aprendizado sobre o momento econômico atual e novas soluções para os diversos setores devem surgir exponencialmente. Resta ao empreendedor se manter informado para aplicar as que mais se encaixarem no seu negócio.

Website: http://praticabr.com