Em webinar, economista recomenda que agro tenha otimismo e cautela

Rio Claro, SP 23/11/2020 –

Agronegócio tem apresentado evolução em função do consumo nos mercados interno e externo

O momento é propício para o agronegócio, mas as incertezas políticas e econômicas são uma ameaça. A tese do economista Guilherme Renato Caldo Moreira marcou a abertura da série de webinars “Calcário 2020”, na noite do dia 18 de novembro.

A série é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e sindicatos estaduais associados. As apresentações são online. João Bellato Júnior, presidente da Abracal, destacou: “estamos levando aos associados informações importantes na tomada de decisões nesse período”.

A fala de Guilherme Moreira teve como tema “Cenário Econômico Pós-Pandemia”. Segundo ele, o agronegócio tem apresentado evolução nos negócios em função do consumo nos mercados interno e externo.

As vendas de carnes – frango, bovina e suína – e de soja, por exemplo, apresentam bons resultados, declara Moreira, que é professor universitário e coordenador da área de índices de preços ao consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Porém, as incertezas políticas e econômicas estão presentes. “Mais importante do que pretende fazer, o governo precisa sinalizar à sociedade que vai cuidar da questão fiscal”, declarou.

Covid

Outro risco é a falta de matéria-prima na indústria, item que, segundo o economista, deve ser acompanhado no cotidiano das empresas. Essa questão ameaça os bons resultados – Moreira lembra que a indústria da transformação já superou os resultados de setembro do ano passado, antes da pandemia.

“O mercado ainda não precificou uma segunda onda da Covid-19”, declarou, ao responder a uma questão do público que acompanhava a apresentação. A moderação do evento ficou a cargo do diretor da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski.

A próxima webinar está marcada para o dia 10 de dezembro, às 20h. “Tendência para o Agronegócio a partir de 2021” será o tema de José Carlos de Lima Júnior, diretor da Markestrat Consultoria Estratégica em Agronegócio.

Website: http://sindical.com.br/