Embalagens de óleo lubrificante exigem destino correto

27/2/2013 –

Na cidade de São Paulo, de acordo com o DENATRAM, a frota de automóveis cresceu 68,7% – foram mais de 3,4 milhões de novos veículos comercializados entre 2001 e 2011. Junto com esse aumento, multiplicam-se também as trocas de óleo necessárias para cada carro.
Embora seja imprescindível para o bom funcionamento do motor, o óleo lubrificante é um grande vilão para o meio ambiente se não for corretamente destinado após a troca.
Apenas para exemplificar, a média de troca de óleo de um veículo de passeio, que utiliza três litros de óleo, é realizada a cada 10.000 quilômetros: então, é necessário realizar pelo menos uma troca ao ano. Considerando que a frota da cidade de São Paulo, está estimada em 6.795.228 veículos, segundo o Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, são mais de 20 milhões de litros de óleo utilizados, o que daria para encher, praticamente, oito piscinas olímpicas.
Por isso, é importante destacar que a coleta e correta destinação das embalagens plásticas usadas contaminadas com óleo é prevista em legislação específica que deve ser obedecida por postos de combustíveis, concessionárias, transportadoras, oficinas mecânicas e empresas afins. Afinal, o descarte de óleo diretamente no solo, além de impactar no meio ambiente, pode seguir para o lençol freático e, em seguida, para os lençóis de água, causando o comprometimento desses recursos.
De acordo com David Siqueira de Andrade, diretor da Supply Service, empresa especializada em coleta, descarte de materiais contaminados com óleo e reciclagem de óleos industriais, além do produto propriamente dito, há os filtros de óleo, estopas e panos utilizados nas trocas que também estão contaminados. A resolução CONAMA 273/2000 proíbe que o descarte seja feito de forma indiscriminada. “É preciso, inclusive, que as pessoas ajudem a fiscalizar. Ao trocar o óleo em um posto, concessionária ou oficina mecânica é necessário verificar se existe o descarte correto e, dessa forma, ajudar a diminuir as estatísticas. É um papel de responsabilidade social e ambiental com o qual todo cidadão deve se comprometer”, completa.
O não cumprimento dessa resolução pode levar a multa, reclusões ou encerramento das atividades dos postos e empresas que não realizam a correta destinação do material oleoso. A reclusão pode ser de um até cinco anos e a multa pode chegar a R$ 50 milhões.
Segundo Andrade, a redução do descarte incorreto e o incentivo à coleta seletiva e reciclagem das embalagens plásticas usadas trazem uma série de benefícios à sociedade. “Preservação do meio ambiente, aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia e de recursos naturais, entre outros”, cita.
No caso das embalagens plásticas, é possível observar que boa parte é descartada no lixo comum ou, até mesmo, vendida para sucateiros e catadores de lixo. Entretanto, a presença do óleo residual pode ocasionar vários problemas ambientais, pois, de acordo com a SABESP, um litro de óleo pode contaminar cerca de 20 mil litros de água.
Para esse tipo de coleta, a Supply Service disponibiliza o Kit-Posto, que foi desenvolvido para dar mais comodidade e organização para os locais que necessitam separar os objetos que tiveram contato com o óleo.
Vale salientar que, de acordo com a ABNT NBR 10.004 – Resíduos Sólidos, as embalagens plásticas e demais materiais contendo resíduos de óleo lubrificante são classificados como classe I – perigosos, por apresentar características de toxicidade e, exatamente por isso, a prática do descarte indevido deve ser abolida.

Sobre a Supply Service

Iniciada em 1992 com a missão de oferecer serviços, produtos e soluções técnicas atualizadas e confiáveis, priorizando a segurança no ambiente de trabalho, a melhoria contínua dos processos, alta produtividade e maior economia.
A Supply Service oferece ao mercado serviços de gestão, logística e destinação dos produtos pós-consumo, atuando em todo o território nacional com soluções completas que vão desde a coleta e tratamento de resíduos industriais e sólidos oleosos, descarte, lavagem por hidrojateamento, até a reciclagem e rerrefino de lubrificantes usados.
Devidamente certificada com as ISO 9001 e ISO 14001, a empresa está instalada em um parque fabril de 26 mil m², sendo 7.300m² de área construída, localizado em Tapiraí (60km de Sorocaba). Atualmente, possui filiais em Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), São José dos Pinhais (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Mais informações pelo site www.supplyservice.com.br.