Emitir boleto: como é o processo por aplicativos?

São Paulo, SP 9/9/2019 –

A emissão de boletos pode ser facilitada por meio de aplicativos para smartphones.

Hoje em dia, os aplicativos influenciam desde a comunicação até a realização de serviços. Várias ações já podem ser executadas pelo smartphone, inclusive, a emissão de boleto.

Se tem uma coisa que o brasileiro se adaptou bem foi com o celular. Definitivamente, o Brasil superou a marca de um aparelho por habitante, de acordo com uma pesquisa feita pela FGV-SP. Nesse sentido, os aplicativos passaram a fazer parte da rotina das pessoas em diversas funções. Tem aplicativo para se divertir, se comunicar, realizar serviços e até mesmo para emitir boletos. 

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais tradicionais e vantajosas do mercado. De um lado, estão os consumidores que muitas vezes não possuem conta em banco e desejam uma forma simples de pagar. Do outro, ficam os empreendedores em busca de soluções para atrair clientes e facilitar o fechamento de negócios.

A popularização de aplicativos fez surgir plataformas mobile especializadas em proporcionar operações ainda mais simplificadas. Afinal, ter a comodidade de emitir cobranças a qualquer hora e lugar, na palma da mão, é um ganho de tempo. 

Para o brasileiro, essa não é um tarefa nem um pouco complicada. Uma pesquisa mostrou que, por aqui, as pessoas usam em média 12 aplicativos diferentes no período de 24 horas. Essa conclusão colocou o Brasil no posto de campeão no uso de apps. 

São aplicativos de troca de mensagens, reprodução de vídeos e até para realizar serviços bancários. Essa foi, sem dúvida, uma revolução na forma como o brasileiro lida com as finanças. Hoje, é muito mais fácil pagar contas, transferir dinheiro e fazer aplicações financeiras pela tela do celular.

Nesse sentido, o desenvolvimento de aplicativos é um investimento incorporado à estratégia de pequenos, médios e grandes negócios. Entre eles, estão aqueles especializadas em automatizar serviços, como os pagamentos. Com isso, é possível atingir um número maior de pessoas, especialmente as conectadas às transformações digitais. A Gerencianet é um exemplo de empresa deste segmento que oferece emissão de boletos por aplicativo. 

Vantagens em emitir boletos

O boleto nunca sai de moda. A prova disso é que, anualmente, mais de 3,5 bilhões de boletos são emitidos no Brasil. Um estudo mostrou que essa é a melhor opção de cobrança para 75% dos consumidores brasileiros.

Os dados revelam que muitas pessoas optam pelo boleto, uma vez que ele não envolve o fornecimento de dados bancários. Nesse sentido, é preciso considerar ainda que muitos brasileiros nem conta em banco têm. São os chamados desbancarizados. Para esse público, o boleto continua sendo a melhor opção de pagamento. 

O boleto possui um grande histórico no aumento da conversão de vendas por atingir diversos perfis de consumidores. Estão inclusos nesse perfil aqueles que não estão habituados com outros tipos de pagamento. Portanto, não é exagero dizer que uma empresa que não oferece o boleto como opção pode perder dinheiro.

Além disso, o boleto bancário tem vantagens como:

  • maior segurança para as transações;
  • processo de emissão ágil e com baixo custo;
  • possibilidade de fornecer descontos;
  • estímulo ao pagamento à vista;
  • possibilidade de cobrança de juros e multas, entre outras.

Funcionalidades dos aplicativos

O processo para emitir boletos por meio de aplicativos é bem simples. Em geral, os softwares são bem intuitivos e dinâmicos. O app da Gerencianet, por exemplo, possui um sistema integrado para gerar boletos, carnês e receber pagamentos por cartão de crédito. Além disso, novas funcionalidades são incorporadas constantemente para facilitar ainda mais o processo de emissão.

Além de emitir boletos, os aplicativos possibilitam a emissão de carnês e pagamentos por cartão de crédito. 

Tudo isso sem taxa de emissão, baixa ou cancelamento. Assim, o usuário só paga a tarifa quando receber do cliente.

Outras vantagens dos aplicativos

Após a confirmação do pagamento pelo cliente, o valor fica disponível na conta do usuário e pode ser usado para vários fins. Essa é uma das vantagens de baixar um aplicativo desta natureza. Há ainda outros benefícios que são citados a seguir.

Realização de transferências

Após o recebimento do pagamento, o saldo pode ser transferido para qualquer outra conta bancária. Essa conta pode ser do mesmo titular ou de outra titularidade, bem como para pessoas físicas ou jurídicas. 

Pagamento de contas

Com o saldo na conta, o usuário pode também utilizar o dinheiro para pagar contas, como água, luz e telefone dentro do mesmo aplicativo. Basta fornecer o código de barras ou utilizar o leitor. 

Ainda é possível optar pela data de pagamento da cobrança no dia atual, na data de vencimento ou em uma data futura.

Fácil compartilhamento

Por último, por meio do aplicativo é possível compartilhar boletos, carnês e parcelas de carnês emitidos pelo WhatsApp ou e-mail. Isso traz mais praticidade na hora de organizar a gestão de clientes e de recebimentos.

O uso de aplicativos para emitir boletos e outros modelos de pagamento mostra-se uma solução, acima de tudo, ágil. Assim, o empreendedor tem a vida facilitada e poupa tempo com processos menos burocráticos.

O aplicativo da Gerencianet já está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Website: https://gerencianet.com.br

Web Site: