Empresa global aposta em reposicionamento de marca para crescer no mercado brasileiro de propriedade intelectual

São Paulo – SP 11/11/2019 – Sempre fomos marcados pelo desejo de mudança e pelo crescimento contínuo do negócio

Apesar de o país estar apenas na 66ª posição no Índice Global de Inovação, produzido pela Universidade de Cornell, INSEAD e Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o cenário de inovação no Brasil vem dando mostras de amadurecimento.

Nos últimos anos, o Brasil fortaleceu o seu sistema de inovação por meio de avanços importantes, como o Marco Legal da Inovação e os incentivos fiscais e financeiros para aumentar a efetividade dos investimentos e atividades de PD&I.

Esse trabalho vem dando resultados. O número de startups, por exemplo, tem crescido a taxas de aproximadamente 20% nos últimos anos. Nesse contexto, a expectativa é que as empresas e inventores protejam cada vez mais suas criações, ampliando o número de pedidos de patente e, consequentemente, criando mais segurança jurídica no que diz respeito aos direitos sobre as invenções.

De olho nessa necessidade crescente de apoio profissional, a ClarkeModet, maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa, com 26 escritórios próprios em dez países, e cerca de 24 mil clientes no mundo, quer dobrar de tamanho no Brasil.

Para embasar esse crescimento, a empresa, que celebra este ano 140 anos de atuação global, modernizou sua identidade corporativa. A nova marca enfatiza valores que refletem melhor o estilo de atuação da empresa: conexão, confiança, conhecimento e adaptabilidade, que passam a ser seus pilares institucionais a partir de agora. A mudança encerra quatro anos de reorganização interna, em um processo de harmonização da estrutura de todas as suas unidades no mundo.

“Sempre fomos marcados pelo desejo de mudança e pelo crescimento contínuo do negócio. Por exemplo, nos últimos cinco anos, nosso faturamento cresceu 60% e o número de clientes 50% no Brasil”, afirma Claudio Castanheira, CEO da ClarkeModet no Brasil. “A nova identidade visual é mais uma etapa em nosso trabalho para alcançar mais eficiência e agilidade, de modo a seguir antecipando as exigências do mercado brasileiro de inovação, que está cada vez mais competitivo. Queremos crescer para ajudar as empresas nacionais a inovarem ainda mais”, completa.

Além da nova marca

Mais que uma nova identidade, a ClarkeModet conta com seu grande conhecimento do mercado para o crescimento dos negócios da empresa no Brasil. Com 55 anos de história no país, a empresa foi responsável pela condução de mais de 100 mil casos de marcas e patentes, dos quais 43 mil ainda se encontram ativos. Nos último dez anos atendeu mais de 600 startups e atualmente conta com cerca de 3 mil clientes no país, dos quais 30% são do ecossistema de inovação nacional.

Atuando nos setores de química, eletrônica, mecânica, biotecnologia, telecomunicações, alimentos, materiais, elétrica, farmacêutica e cosmética, anualmente quase 10% dos novos pedidos de patentes do Brasil passam por seus escritórios.

A ClarkeModet conta com 100 funcionários no país, formados em diversas áreas, acordos de cooperação estabelecidos com os principais polos de inovação do país (Parque Tecnológico de São José dos Campos; Cietec, da USP; Supera, de Ribeirão Preto; Inova Sessions, da UFPR), além de parcerias com entidades como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

A empresa aposta também na incorporação de novas tecnologias aos serviços técnicos e jurídicos vinculados à propriedade intelectual. Por exemplo, a utilização de um sistema único de gestão em seus 26 escritórios próprios e a automação dos procedimentos ligados aos processos de marcas e patentes, a fim de garantir mais agilidade.

Outra característica da operação da ClarkeModet é uma estrutura interna mais flexível, que permite uma melhor divisão dos serviços mais administrativos e técnicos. Isso, por exemplo, aumenta o foco de sua equipe de técnicos (engenheiros, químicos, biológos, etc.) gerando buscas de anterioridade mais precisas, identificação de matéria patenteável com maior segurança, e uma sólida elaboração de pedidos de patente, o que agiliza o exame pelo INPI.

Mas o grande diferencial da empresa é a gestão estratégica de todo o ciclo de vida dos direitos de propriedade intelectual. Por meio de uma metodologia proativa e inovadora, a empresa analisa a atividade geral de proteção de patentes e marcas no ambiente de inovação de atuação dos clientes, de modo a antecipar-se às suas necessidades e garantir a agilidade e segurança de todo o processo.

“Culturalmente, o Brasil investe relativamente pouco em P&DI e apresenta baixa maturidade no uso do sistema global de propriedade intelectual, quando comparado a outros países. Para se ter uma ideia, menos de 30% dos pedidos de patentes que dão entrada no INPI são de empresas com domicílio no Brasil. Queremos usar nosso conhecimento e experiência para ajudar as empresas e as universidades brasileiras em seus processos de inovação e nos desafios que enfrentam na área de propriedade intelectual”, finaliza Claudio Castanheira.

Sobre a ClarkeModet

A ClarkeModet é o maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa. Com 140 anos de história e 24 mil clientes em todo mundo, a empresa conta com 26 escritórios próprios na Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela; além de parceiros na América do Norte, restante da Europa e Ásia.

No Brasil, a ClarkeModet atua há 55 anos, tem 100 funcionários e é responsável por quase 10% dos pedidos de patentes no país. Hoje, a empresa atende a aproximadamente 3 mil clientes em setores estratégicos do ecossistema de inovação. No país atende muitos institutos e centros de pesquisa, incubadoras, parques tecnológicos, startups de base tecnológica e grandes corporações.

Website: https://www.clarkemodet.com/pt-pt/