Empresa química comemora 25 anos da implementação de estratégia de sustentabilidade

São Paulo, SP 29/11/2019 – A BASF pretende alcançar crescimento neutro em CO2, até 2013, e, para isso, criou portfólio de produtos dividido pela sua contribuição para a sustentabilidade

A BASF, empresa química líder em inovação, completa 25 anos da sua estratégia global de sustentabilidade. Desde sua fundação, a companhia sempre prezou pela proteção ambiental e responsabilidade social e, a partir de 1994, definiu como princípio norteador o equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais – o conceito central de sustentabilidade.

Assim, há 25 anos, a empresa lançou a “Visão 2010”, que orientou sua atuação aos princípios do desenvolvimento sustentável. Na época, a companhia foi uma das primeiras no mundo a se comprometer publicamente com o desenvolvimento sustentável, assumindo assim, papel pioneiro e de protagonismo que continua até hoje.

Desde a implementação da “Visão 2010”, os processos de negócios da BASF passaram a ter aspectos de sustentabilidade intrínsecos por meio da Análise de Ecoeficiência (1996) e, posteriormente, o portfólio de produtos também passou a ser gerido a partir deste conceito. Atualmente, 96,5% dos itens mais importantes em toda a carteira de produtos da empresa, que conta com mais de 60.000 aplicações específicas de produtos, é dividida em quatro categorias, de acordo com a sua contribuição para a sustentabilidade.

Diálogo – O foco da estratégia também é demonstrado pelo envolvimento da BASF em organizações e iniciativas globais. A empresa intensificou seu diálogo com as partes interessadas, por exemplo, desde 1999 no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e, desde 2005, no Fórum Econômico Mundial. Além disso, a BASF está comprometida com os princípios sociais e ambientais como cofundadora do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, uma iniciativa em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, a BASF juntou-se a outras empresas para estabelecer a Alliance to End Plastic Waste, aliança global que tem como objetivo pôr fim ao resíduo plástico no meio ambiente.

No Brasil, dois marcos importantes da estratégia de sustentabilidade são a Fundação Espaço ECO e a CasaE. A Fundação é uma OSCIP, instituída em 2005 e mantida pela BASF, que atua como uma consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de Ciclo de Vida. Já a CasaE é uma casa de ecoeficiência, que atua como um catálogo vivo da BASF e de seus parceiros, tangibilizando soluções inovadoras e sustentáveis de maneira integrada à cadeia de valor da construção.

Como parte do desenvolvimento de sua estratégia, em 2019 a BASF definiu novas metas e pretende alcançar o crescimento neutro em CO2 até 2030. Além disso, a companhia visa atingir, até 2025, cerca de € 22 bilhões em vendas de produtos Accelerators – que oferecem contribuição significativa para a sustentabilidade na cadeia de valor.

Sobre a BASF

A BASF cria química para um futuro sustentável. A empresa combina o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e países do mundo. Seu portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, basta acessar www.basf.com/br

Website: http://www.basf.com.br