Empresas investem em chips para smartphones 5G

São Paulo, SP 15/12/2020 – O ano de 2021 promete ser o ano dos smartphones 5G

Novos chipsets oferecem aos fabricantes de celulares conectividade, câmera avançada, recursos de foto noturna e suporte a múltiplos assistentes de voz

O ano de 2021 promete ser o ano dos smartphones 5G. De acordo com um relatório da consultoria IDC divulgado no segundo do trimestre de 2020, quase metade dos smartphones vendidos na China já eram compatíveis com 5G. E, depois de anos seguidos de queda (só no Brasil, no segundo trimestre de 2020 a retração foi da ordem de 30%, segundo a IDC), o setor de smartphones deve ganhar fôlego no ano que vem por conta dessa tecnologia também em regiões como Estados Unidos, Europa e Japão. Segundo a Digitimes Research, a indústria deve vender 150 milhões de unidades a mais no próximo ano.

De olho nesse crescimento, empresas como a MediaTek lançam chips como o Dimensity 700, chipset para smartphone 5G de 7nm desenvolvido para trazer recursos e experiências 5G avançados para o chamado mercado de entrada (mercado consumidor de grande volume).

“Com nosso portfólio Dimensity ampliado, trazemos os recursos 5G mais recentes para cada tipo de smartphone, permitindo que mais pessoas possam ter acesso a essa nova tecnologia”, afirma JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek. “O Dimensity 700 tem uma combinação impressionante de recursos de conectividade 5G, câmera avançada, com recurso de foto noturna e suporte a múltiplos assistentes de voz, tudo em um superdesign com eficiência energética.”

O Dimensity 700 inclui recursos de conectividade, incluindo 5G Carrier Aggregation (2CC 5G-CA) e 5G dual SIM dual standby (DSDS), oferecendo aos usuários o acesso a maiores velocidades de conexão e serviços de Voice over New Radio (VoNR) exclusivos do sistema 5G. Em termos de processamento, o chip integra dois grandes cores Arm Cortex-A76 em sua CPU octa core e opera com até 2.2GHz.

Os primeiros smartphones com a tecnologia 5G devem chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2021.

Website: https://i.mediatek.com/mediatek-5g