Empresas reestruturam área jurídica para pacificar a relação com os Procons

Porto Alegre 5/11/2019 –

Existem hoje mais de 800 órgãos de defesa do consumidor espalhados pelo país na forma de Procons municipais e estaduais, além de defensorias e do Ministério Público, o que a lei define como Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Para empresas que lidam no dia a dia com milhares de clientes, queixas e processos abertos nessas instituições tornam-se inevitáveis e acabam sendo tratados como rotina na gestão de risco.

Um dos grandes desafios é melhorar o relacionamento com os Procons no sentido de auxiliar a solucionar os conflitos com os consumidores sem a necessidade de ingresso de ações judiciais.

A Sabemi, que atua no segmento de seguro e na assistência financeira, é uma das empresas que compreenderam a importância de melhorar a relação com os Procons, com uma postura proativa de contribuir para resolver os problemas, em vez de agravar o embate. Essa iniciativa, além de melhorar a relação da empresa com o Procon, foi reconhecida pelo V Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, conferido pelo Intelijur, portal que divulga ferramentas de referência na gestão de departamentos jurídicos.

A gerente jurídica, Ana Carolina Tavares Torres, destaca:

“Graças a um relacionamento mais próximo dos Procons, com uma equipe interna dedicada a entender, estudar e acompanhar as demandas com mais profundidade, elevamos, por exemplo, a qualidade das informações prestadas nas audiências. Em paralelo, melhoramos o controle da agenda, tanto para o envio das defesas quanto para aproveitar a janela de tempo para oferecimento de acordo.”

A Sabemi também contratou um escritório especializado em consultoria em direito do consumidor, que ajudou a empresa a montar estratégias para melhor atendimento, tais como contato direto com os consumidores em busca de acordo antes das audiências, visitas aos Procons para estreitar o relacionamento com o órgão e mostrar proatividade, disponibilização de uma linha direta de comunicação telefônica com o órgão, confecção e protocolo da defesa administrativa nos processos. Com estas ações as demandas baixaram sensivelmente.

“Ainda, recebemos feedbacks dos diretores dos Procons e da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) sobre a importância da mudança de conduta, que se refletiu na satisfação dos clientes com o nosso atendimento”, acrescenta Ana Carolina. “Em consequência, também tivemos diminuição significativa de gastos com o pagamento de multas e honorários dos escritórios que nos representavam.”

Website: https://www.sabemi.com.br/site/

Web Site: