Engenheiro lista quais são as habilidades necessárias para um profissional da indústria 4.0

Rio de Janeiro, RJ 3/1/2020 –

A chamada Manufatura avançada, ou indústria 4.0, está se expandido cada vez mais pelo mundo e a indústria brasileira está caminhando para essa evolução. Pensando nisso, o profissional da indústria 4.0 precisa se adaptar as mudanças para se manter e se destacar no mercado.

Thiago Leão, engenheiro e sócio da Nomus, listou quais são as principais habilidades necessárias para trabalhar na indústria 4.0:

1. Possuir um olhar técnico

É fundamental para o profissional da indústria 4.0 possuir um olhar técnico e sistêmico dos processos.

Isso porque esse profissional precisa trabalhar com máquinas que operam com processos mais complexos, com sistemas de gestão integrados, que atualizam as informações em tempo real.

2. Ser flexível

Possuir flexibilidade é uma característica importante para o profissional da indústria 4.0, já que as mudanças são rápidas e é preciso se adaptar as novas tecnologias e sistemas.

Esses profissionais precisam estar aptos a trabalhar com equipamentos que geram informações sobre seu ciclo produtivo e vão além de uma simples operação via software.

3. Ser capaz de tomar decisões

A indústria 4.0 é repleta de informação. Os equipamentos emitem dados detalhados sobre o trabalho que realizam. Entretanto, o profissional da indústria 4.0 precisa ser capaz de analisar e tomar decisões baseadas nas informações recebidas.

4. Se relacionar bem

Apesar do foco da indústria 4.0 ser a tecnologia, é fundamental que o profissional se relacione bem com seus colegas de trabalho.

Isso porque é preciso trabalhar em conjunto para usufruir ao máximo as informações e possibilidades da manufatura avançada.

5. Dominar o inglês

No trabalho de escritório o inglês já é quase fundamental. Essa é a realidade que acompanhará a indústria 4.0. Isso porque o inglês é o idioma que domina essa evolução tecnológica na produção.

Os profissionais da indústria 4.0 precisam saber inglês para estudar sobre o assunto, conhecer a fundo as possibilidades e ainda tirar possíveis dúvidas na internet.

6. Se manter atualizado

A inovação tecnológica é algo constante na indústria 4.0, com isso os profissionais precisam se manter atualizados para acompanhar as novidades.

Por exemplo: estudar o que já é realidade no exterior mas que ainda está começando no Brasil, se aperfeiçoar com cursos complementares e participar de comunidades online sobre o assunto para se manter informado.

7. Conhecer o funcionamento de ferramentas de gestão

É fundamental que o profissional conheça como funcionam sistemas de gestão especializados em indústria, como o Nomus ERP Industrial ( https://www.nomus.com.br/erpindustrial/ ).

Isso porque essas ferramentas são cada vez mais necessárias para a indústria se manter competitiva no mercado.

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/profissional-da-industria-4-0/

Web Site: