Ensino Superior no País tem o EaD como um aliado cada vez mais próximo

São Paulo 10/9/2020 –

A consolidação dos cursos EaD já era prevista pela Abmes para ocorrer antes de 2023, no entanto, a chegada da pandemia de covid-19, com a consequente crise econômica e isolamento social, fez com que os cursos a distância ganhassem um novo papel

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) estima que o número de matrículas realizadas em cursos EaD tenha alcançado a marca de 1,66 milhão ante 1,48 milhão em cursos presenciais no ano de 2019. Para chegar a esses números, a entidade levou em consideração históricos e projetou as tendências do mercado de educação a curto, médio e longo prazos.

Pesquisa já previa EaD híbrido antes mesmo da pandemia

A consolidação dos cursos EaD já era prevista pela Abmes para ocorrer antes de 2023, no entanto, a chegada da pandemia de covid-19, com a consequente crise econômica e isolamento social, fez com que os cursos a distância ganhassem um novo papel, inclusive no ensino superior. O movimento de adoção em massa ao EaD foi observado no estudo “Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos e perspectivas”, que analisou os impactos do novo coronavírus no setor da educação.

O aumento do desemprego, o agravamento da situação econômica e a queda da renda do brasileiro têm intensificado o crescimento expressivo do EaD, já que essa modalidade de educação fornece maior flexibilidade de tempo para quem precisa conciliar trabalho com os estudos, além de mensalidades mais acessíveis.

Em virtude da pandemia, as plataformas de ensino também precisaram passar por reformas e passaram a oferecer um catálogo de opções de cursos bem mais extenso, seja 100% online, seja no formato EaD híbrido, parte online e parte presencial. Esta modalidade, por sua vez, tem grandes chances de se manter ativa mesmo após o término da pandemia, já que muitas instituições perceberam que se trata de uma opção viável em termos de produtividade.

EaD seguirá como tendência de educação

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dados revelam que o Brasil já oferta mais vagas em cursos EaD do que em cursos presenciais. A pesquisa identificou 7,1 milhões de vagas EaD e 6,3 milhões em cursos de modalidade presencial.

Os números, associados aos impactos da pandemia, mostram o quanto o EaD está crescendo e se consolidando no país. A modalidade de ensino a distância traz diversos benefícios para quem deseja qualificar-se e manter-se sempre atualizado, mesmo não tendo tempo ou tantos recursos para investimento.

Com EaD, abre-se espaço para a busca de aperfeiçoamento por meio de formação de gestores públicos
O conhecimento poderá ser peça-chave para que as engrenagens do país voltem ao ritmo normal. Dessa forma, profissionais de todas as áreas, inclusive da Administração Pública, podem encontrar cursos de
formação de gestores públicos pela internet, no site do IBEGESP, um instituto que oferece EaD para gestores já atuantes no mercado e em busca de maior qualificação.

O Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública é uma instituição sem fins lucrativos que tem como premissa o objetivo de disseminar as melhores práticas para servidores por meio de educação continuada e cursos de formação de gestores públicos.

Alguns dos principais cursos a distância do IBEGESP são:

Gestão e Redução de Gastos Públicos

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – EAD;

O Controle Interno nos Órgãos Públicos: Aspectos Jurídicos e Boas Práticas – EAD;

Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar – Online/ao vivo;

Lei 13.460 – Elaboração de Cartas de Serviços ao Usuário – EAD.

Ao navegar pelo site, é possível obter mais informações sobre todos os cursos a distância que o instituto oferece.

Website: https://www.ibegesp.org.br/

Web Site: