Escola Bilíngue inova aproximando professores e alunos durante a pandemia

São Paulo 9/10/2020 – “Nesse método, o aluno é o protagonista da sua aprendizagem no inglês, o que o leva para uma experiência global, com pensamento socio emocional e crítico.”

Além das aulas remotas, outro aliado da Escola Bilíngue Prime Garden tem sido o ensino híbrido, que consiste em aulas remotas e presenciais.

O ensino remoto é uma medida extraordinária de caráter temporário aprovada pelo MEC (Ministério da Educação). Geralmente ministradas em tempo real, as aulas online foram adotadas por muitas instituições de ensino em dias de isolamento social como forma de manter o ritmo do cronograma curricular. Uma delas é a Escola Bilíngue Prime Garden, localizada na capital paulista.

Para prender a atenção dos alunos durante as atividades aplicadas, a instituição utiliza atividades interativas em conjunto com o conteúdo da grade curricular, fazendo o uso de música, artes, experimentos e atividades lúdicas, tudo isso com a devida interação dos professores. 

Esse é um método que faz parte da educação sócio emocional, que consiste em um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam no nosso comportamento, atitudes e modo de pensar. 

Tais habilidades são aplicadas através do Programa Líder em Mim, desenvolvido nos Estados Unidos e baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

O programa está presente em mais de três mil e quinhentas escolas em mais de cinquenta países ao redor do mundo e dentre os seus benefícios, além da estruturação do currículo sócio emocional, está a possibilidade de desenvolvimento e competências do século XXI.

O conceito de educação sócio emocional também atua de maneira eficaz para que o professor consiga prender a atenção do aluno através de exemplos reais e atuais. Como um complemento para tornar o método ainda mais efetivo, as instituições devem proporcionar maior interatividade através das plataformas por elas utilizadas, aproveitando ao máximo tudo o que a tecnologia oferece, para assim, atrair o engajamento de alunos.

Já em relação ao aluno, quando bem desenvolvidas, as competências socioemocional podem levar tanto a comunicação online quanto a comunicação off-line para patamares mais ricos, eficazes e acolhedores, questões que o aluno levará para toda a vida, já que educação sócio emocional atua diretamente na construção de gerações que saibam se comunicar com precisão e clareza, resultando em pessoas menos ansiosas.

O método também auxilia no senso de responsabilidade do aluno, os tornando mais focados e organizados, fator primordial para que as aulas remotas sejam mais eficientes, afinal, uma vez conectados a diversos estímulos impostos pelos dispositivos eletrônicos, a tendência é a falta de concentração e disciplina do aluno, um dos maiores desafios no ensino remoto.

Além das aulas remotas, outro aliado da Escola Bilíngue Prime Garden tem sido o ensino híbrido, que consiste em aulas remotas e presenciais. A prática já era prevista por especialista como tendência para o futuro na realidade escolar, mas o que ninguém esperava é que o que estava previsto para cinco ou dez anos pudesse ser feito em apenas um ano.

Nesse cenário, um dos desafios é justamente a inserção de conteúdo ligado ao desenvolvimento sócio emocional, já que desempenhar o método de forma online limita a interação “olho no olho”.

É possível, porém, na educação híbrida, criar um modelo onde o sócio emocional é desenvolvido de forma integrada em todas as disciplinas, trabalhando as grandezas e protagonismos de cada aluno. Na Prime Garden, o processo de alfabetização do aluno é feito na língua portuguesa e inglesa, associando atividades do cotidiano ao vocabulário estudado, de forma totalmente espontânea e sem traduções, tornando o inglês algo natural na vida dos alunos desde cedo.

Aqui se destaca a parceria com a Pearson, Let’s travel around – Active learning, “nesse método, o aluno é o protagonista da sua aprendizagem no inglês, o que o leva para uma experiência global, com pensamento socioemocional e crítico”, diz a coordenação da Prime Garden. O programa é alinhado ao CLIL e aos pilares de educação da UNESCO.

O ensino bilíngue e a educação sócio emocional são combinações que formam cidadãos com maior facilidade de aprendizado, se destacando no âmbito escolar e profissional. Para que as duas combinações funcionem de maneira eficaz, é necessário que a instituição invista em programas de educação continuada para os seus colaboradores. Esse é um detalhe importante que ajudará a manter as interações da equipe, assim como suas habilidades técnicas e aperfeiçoamentos, permitindo o acompanhamento de mudanças no decorrer da profissão, favorecendo maior desenvolvimento e eficácia dos métodos aplicados.

 

Website: https://primegardenbilingue.com.br/

Web Site: