Escola de Gestão Pública profissionaliza servidores públicos de todo o país

Curitiba,PR 13/12/2019 –

A população exige cada vez mais a adoção de bons serviços governamentais, o que não é possível sem a preparação e desenvolvimento dos agentes públicos. Porém, infelizmente, isto caminha a passos curtos no Brasil. Neste contexto, há ainda quem acredite na melhoria dos serviços e atividades do setor público através da educação. A Unypublica, escola de Gestão Pública de Curitiba, tem alunos em todos os estados brasileiros e atua há mais de 10 anos na área pública, promovendo a capacitação de servidores e contribuindo para a melhoria e eficiência das atividades de suas respectivas funções.

 No início, o foco da instituição era apenas em cursos presenciais para os municípios do Paraná. Entretanto, devido também a mudanças no próprio comportamento das pessoas e o avanço de tecnologias, cresce cada vez mais a demanda para cursos online, principalmente para quem tem pouco tempo para realizar um curso presencial ou até mesmo pela questão logística que pode dificultar a realização de um determinado curso. Dessa maneira, a Unypublica lançou também cursos 100% EAD em diversas áreas de atuação, pois, com isso, atinge também municípios pouco desenvolvidos aonde inexistem programas apropriados para a preparação e desenvolvimento dos servidores.

 Falhas por falta de conhecimentos técnicos resultam em prejuízos, tanto para usuários e população como um todo, quanto para os agentes públicos envolvidos, sujeitos, cada vez mais, às responsabilizações. Segundo o professor Jonias Oliveira, Diretor da Unypublica, o setor público não acompanha o privado. “Lamentavelmente, o setor público não está avançando como no setor privado, na preparação e desenvolvimento de seus profissionais”, declarou.

 A Constituição Federal aponta a eficiência como um dos princípios básicos da Administração Pública (art. 37, caput) e obrigar os entes federativos a investir recursos financeiros neste item (art. 39, §§2º e 7º), mas, ainda de acordo com o professor Jonias, “apesar da legislação apontar para a necessidade de investimento, falta os órgãos de controle externo cobrarem o efetivo cumprimento, exigindo implementação de programas ordenados de capacitação e aperfeiçoamento”.

 A eficiência e a eficácia nos serviços públicos dependem, é claro, de vários fatores como, por exemplo, planejamento, estruturação, investimento e padronização. Contudo, o fator “mão de obra capacitada” sempre foi e sempre será fundamental para a correta gestão e execução dos serviços públicos, para a eliminação das falhas, irregularidades, prejuízos e responsabilizações.

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