Escola do HC oferece curso online de Medicina de Emergência

São Paulo 16/1/2020 –

Para tratar de emergências na saúde – desde uma dor de garganta a um acidente vascular cerebral, por exemplo -, existe, desde 2015 no Brasil, a especialidade de Medicina de Emergência. Seu principal objetivo é o cuidado agudo do paciente, tanto no campo pré-hospitalar quanto no atendimento inicial. Para atuar nela, o profissional deve desenvolver um conhecimento de lesões e doenças agudas, identificando-as com sinais de alerta e risco de vida, e seus tratamentos.

Para facilitar o acesso de alunos do curso de Medicina, recém-formados ou daqueles já experientes, e que buscam uma qualificação na área da Emergência, a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (EEP HCFMUSP) oferece o curso de Medicina de Emergência.

“Trata-se de um modo mais acessível dos estudantes e formados se aproximarem do tema”, pontua Dr. Julio F. M. Marchini, supervisor suplente da residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP e um dos coordenadores do curso.

Segundo ele, um modelo interessante de departamento de emergência é composto por emergencistas. Potencialmente, usa menos recursos, já que o emergencista é capacitado para fazer o atendimento inicial de casos clínicos a trauma e, além disso, permite uma visão completa do paciente sem ancoramento a alguma especialidade. “A especialidade é nova no Brasil e ainda não existe esse número de especialistas para compor uma escala de pronto-socorro”, afirma. Claramente, faltam profissionais na área, que ainda tem muito a crescer.

Ele explica que o curso online cobre todas as possibilidades de Emergência: “As mais prevalentes do departamento são emergências clínicas, mas o curso ainda aborda as cirúrgicas e outras”.

De fato, o foco da especialidade é a emergência aguda, mas o emergencista é preparado para atender todos os pacientes que procuram o pronto-socorro independente de sua queixa; ele se torna capaz de identificar sinais de alerta e o que é de fato grave, e direciona para a sala de emergência quando é o caso. Pacientes que podem ter alta podem também receber encaminhamento ao especialista, quando preciso.

Além da relação médico-paciente não ser bem estabelecida no pronto-socorro, é preciso considerar que é um ambiente vulnerável para processos médicos. O curso permite ao profissional obter a formação teórica para se sentir mais confiante no plantão. Já os serviços se beneficiam de uma equipe emergencista ao não precisar envolver os especialistas de demais áreas no rodízio de plantão, o que otimiza os recursos dispensados no pronto-socorro.

Aulas continuamente disponíveis

Além do Dr. Julio, o curso conta com os Profs. Irineu Tadeu Velasco, Heraldo Possolo de Souza, Rodrigo Antônio Brandão Neto e Lucas Oliveira Marino. Após liberadas, as aulas permanecem online até o encerramento do curso, permitindo que o aluno que entre um pouco mais tarde tenha acesso a todo o conteúdo – videoaulas e materiais complementares. Os módulos são:

Atendimento ao Paciente Grave no Departamento de Emergência;
Insuficiência Respiratória no Departamento de Emergência;
O paciente cardiológico no Departamento de Emergência;
Distúrbio metabólico / Renal;
Atendimento ao trauma no Departamento de Emergência;
O que o emergencista precisa saber de neurologia e psiquiatria;
Acometimentos abdominais no DE;
Infecção no PS;
Ginecologia e Urologia;
Outras emergências.

A próxima edição do curso inicia-se em abril de 2020 e as inscrições estão abertas. Visite o site do curso: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/curso-de-medicina-de-emergencia-usp-2020/.

Sobre a EEP

A Escola de Educação Permanente é o instituto que faz a Gestão do Conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento para o público, de forma ética e inovadora, e com alto nível de qualidade.

Fundada em 2009, foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP), em 2010, pelo Parecer CEE nº 360/2010, publicado no DOE-SP de 27/08/2010 e CEE/GP nº 233/2010, publicado em 22/09/2010.

Por ser uma iniciativa do maior complexo hospitalar da América Latina, a EEP engloba as práticas de 8 Institutos do HCFMUSP, do Hospital Auxiliar de Suzano e dos 62 Laboratórios de Investigação Médica.

Website: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/curso-de-medicina-de-emergencia-usp-2020/

Web Site: