Escondidinho aparece acompanhado de arroz branco

Uberlândia, Minas Gerais 5/7/2013 –

O escondidinho de charque ou de carne-seca é um prato cada vez mais solicitado nos restaurantes de Uberlândia. Apesar do nome, o escondidinho é encontrado com facilidade na roda de amigos acompanhando uma cerveja ou combinado com o arroz branco na mesa da família. A freguesia crescente faz dessa receita pernambucana um prato bem-vindo de norte a sul do Brasil.

O chef de cozinha e sócio-proprietário da Cachaçaria do Dedé & Empório, André Parente, afirma que o escondidinho vai bem como petisco e também na condição de prato na refeição. “Além de econômico e muito saboroso, o escondidinho é uma ótima opção de prato para quando não se tem muito tempo para preparar uma refeição ou quando se está fora de casa. Seus ingredientes originais são a mandioca (macaxeira, no Nordeste), mas também pode ser preparado com purê, que pode ser de batata ou polenta. Na Cachaçaria, essa receita ganha diversos recheios de acordo com o gosto do cliente, pode ser de bacalhau, de carne seca, costela, lombo de porco defumado e linguicinha, entre outros sabores”, diz Parente.

O empresário conta que o escondidinho tem história para ele e que de tanto gostar, criou uma receita exclusiva. “Eu costumava preparar uma receita própria de carne de sol. Pelo sucesso que fazia, decidi transformá-la em recheio para o escondidinho e colocá-lo no cardápio do restaurante, onde servimos bem quente, acompanhado de arroz branco e, se quiser, batata palha. Para beber, recomendamos cerveja para recheios de carne vermelha e para peixe ou camarão, recomendo um bom vinho”, sugere o chef.

Industrializado e congelado para consumo doméstico, o escondidinho desaparece rapidamente dos supermercados, mas nada melhor do que uma receita caseira ensinada por “Dedé”.

Ingredientes

1 k de carne de sol dessalgada

1 k de mandioca

100g de manteiga

1 lata de creme de leite

250g de mussarela

Alho (a gosto)

Preparo

Pegue a carne já dessalgada e coloque em uma panela. Com a carne cortada em cubos, frite no alho e acrescente um pouco de manteiga. Quando dourar coloque na panela de pressão por 15 minutos. Desfie a carne e reserve.

Cozinhe a mandioca ao ponto de ficar bem macia. Amasse com garfo e coloque a manteiga e o creme de leite. Feito isso, leve em fogo baixo e depois, em um pirex untado coloque a carne já desfiada, o purê e a mussarela. Leve ao forno e deixe gratinar. Está pronto!