Especialista em Relações Internacionais revela os interesses dos protagonistas da ordem e da desordem globais

SÃO PAULO – SP 10/12/2019 –

Basta olhar os noticiários para se ter uma dimensão da multiplicidade de processos políticos que tensionam o tempo presente. Com objetivo de entender as mudanças pelas quais passa a ordem mundial e detectar suas urgências e transformações, Luis Fernando Ayerbe apresenta Tempos de reinvenção: ordens antigas na desordem do mundo presente, lançamento da Editora Unesp.

A obra se propõe a “abordar processos de polarização cuja radicalidade e cujo impacto, marcadamente nos extremismos culturalistas, parecem prenunciar um espírito de época, influenciando exaustivos debates interpretativos”, explica o autor. “Na pista das razões e dos interesses de grandes protagonistas da ‘ordem’ e da ‘desordem’ coloca-se a seguinte questão: como interpretar diferentes situações nacionais se vistas em perspectiva de um mal-estar sistêmico de alcance global em que a busca de expressão e representação desborda as fronteiras da oferta política existente?”

Ao longo de seis capítulos, o autor conduz a análise das ideias de “ordem” e “desordem”, chegando até o debate atual sobre a crise de hegemonia dos Estados Unidos, em especial com a ascensão de Donald Trump à Presidência daquele país, com suas práticas de revisão das políticas externas e as relações sempre problemáticas com o mundo.

Ayerbe ainda joga luz sobre a discussão de temas centrais, como populismo, autoritarismo e democratização, apontando para o caráter intrassistêmico de alternância entre neoliberalismo e social-democracia que, longe de representar soluções para as tensões políticas atuais, evidencia que estes são tempos carentes de reinvenção. “Entre questionamentos, insatisfações e ativismos que invocam alternativas a narrativas ocidentais novecentistas, desenham-se tempos de reinvenção no mosaico da desordem presente.”

Sobre o autor – Luis Fernando Ayerbe é professor-titular da Unesp, atuando no Departamento de Economia do câmpus de Araraquara e no Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC/SP, além de pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU) e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-UNESP). Pela Editora Unesp, publicou Negociações econômicas internacionais (2011, em parceria com Neusa Maria Pereira Bojikian), De Clinton a Obama (2009), Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul (2008), Ordem, poder e conflito no século XXI (2006), A Revolução Cubana (2004), Estados Unidos e América Latina (2002) e Neoliberalismo e política externa na América Latina (1998).

Título: Tempos de reinvenção: ordens antigas na desordem do mundo presente
Autor: Luis Fernando Ayerbe
Número de páginas: 189
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 52,00
ISBN: 978-85-393-0806-4

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Website: http://www.pluricom.com.br/clientes/fundacao-editora-da-unesp/noticias/2019/12/especialista-em-relacoes-internacionais-revela-os-interesses-dos-protagonistas-da-ordem-e-da-desordem-globais

Web Site: