Especialista explica como funciona a humanização dos cães

12/3/2020 –

Que os cães são os melhores amigos do homem todo mundo sabe, mas hábitos recentes por parte dos donos vêm tornando esses animais muito mais do que fieis companheiros. Eles viraram praticamente membros da família.

Para Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior , proprietário do canil Toca do Jalapão e colecionador de mais de 40 títulos em competições caninas só em 2019, a humanização dos cães é uma tendência que deveria receber mais atenção.

Mas o que de fato é a humanização? Para Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior , trata-se de proporcionar aos animais coisas que nós utilizamos, mas que eles não precisam. Assim, projeta-se no cão a vida de um humano e não a de um animal.

Para Luiz, isso vem ocorrendo porque os donos sentem que proporcionar cada vez mais hábitos humanos para seus pets é uma questão de amor, e assim, talvez, não percebam que essas atitudes podem ser prejudiciais aos animais.

O grande problema dos hábitos que humanizam os cães é que eles podem afetar sua saúde e bem-estar. Às vezes, é difícil perceber que o animal está incomodado com alguns fatores pois ele não consegue expressar esse sentimento.

Assim, alguns dos problemas muito comuns que surgem em cães tratados como humanos são:

problemas de saúde;
problemas comportamentais;
transtornos alimentares;
problemas de socialização.

Mas por que esses problemas e transtornos podem ocorrer no cãozinho se ele é tratado com tanto amor?

Acontece que os organismos dos cães e dos homens são extremamente diferentes. Assim, induzir hábitos humanos nestes bichinhos pode gerar diversos problemas.

Tanto a alimentação quanto o uso de remédios e cosméticos devem ser feitos com produtos voltados para os cães, pois seu corpo não absorve as substâncias da mesma forma que o dos humanos.

Além disso, fazer com que os cães convivam somente com pessoas afeta bastante seu comportamento, principalmente em relação a outros cães, resultando em eventuais transtornos.

Em resumo, há muitas discussões sobre o que é certo e o que é errado na conduta com os animais de estimação. Mas o importante é sempre tratar seu cãozinho com amor e discernir o que é melhor para a saúde dele, certo?

Para saber mais sobre a vida canina, siga acompanhando os posts de Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior.

Web Site: