Especialista explica como se preparar para o salto de paraquedas

São Paulo, SP 5/3/2020 –

O paraquedismo atrai cada vez mais adeptos no Brasil, mas ainda há muitas dúvidas e receios a respeito do esporte. Na opinião de grande parte das pessoas, é preciso ter muita coragem para saltar.

Na verdade, o paraquedismo exige, acima de tudo, técnica e preparação. Assim, o salto se torna tranquilo e a experiência é mais proveitosa para o praticante, que pode aproveitar toda a adrenalina do momento.

O vencedor do Campeonato Brasileiro de Freefly em 2015, Humberto Siqueira Nogueira , explica melhor sobre instruções de voo e como são os momentos antes do salto.

Etapa 1: antes do embarque
A primeira etapa, antes mesmo de embarcar na aeronave, é entender os procedimentos básicos do salto.

Nesse momento, o paraquedista recebe instruções a respeito do embarque, aprende como se movimentar dentro da aeronave, qual é a posição correta do corpo durante a queda, como navegar com o paraquedas aberto e como fazer um pouso em segurança.

Todas essas orientações são passadas pelo instrutor, que acompanha o paraquedista durante toda a experiência. Humberto Siqueira Nogueira orienta que o aluno fique bastante atento às instruções para realizar um salto tranquilo e seguro.

Etapa 2: viagem no avião
Com as instruções passadas, o paraquedista e o instrutor embarcam no avião para um voo que dura aproximadamente 20 minutos. É o tempo para a aeronave se posicionar na altitude adequada para o salto.

Durante essa viagem, o paraquedista deve permanecer na posição recomendada pelo instrutor e repassar as instruções do salto.

A dica de Humberto Siqueira Nogueira é fazer uso de técnicas de respiração para controlar o nervosismo e relaxar antes do salto — afinal, procedimentos de segurança são tomados e não há por que ter medo.

Etapa 3: finalmente, o salto
Quando o avião chega à altitude adequada (em torno de 4 mil metros), o paraquedista é avisado pelo instrutor de que o momento chegou.

Porém, o salto só é autorizado quando a porta se abre e uma luz verde acende no painel. A partir de então, ambos atiram-se em queda livre para uma experiência inesquecível.

Segundo Humberto Siqueira Nogueira , são mínimas as chances de o paraquedas não abrir — caso isso aconteça, existem dispositivos de segurança (como o paraquedas extra) para garantir que o salto seja executado sem riscos.

Website: https://medium.com/humberto_siqueira_nogueira

Web Site: