Especialistas discutem radiografia digital dinâmica e imagem quantitativa com IA para avaliar a função e a doença pulmonar no RSNA 2019

São Paulo, SP 28/11/2019 –

Segundo a American Lung Association, quase 14% dos adultos nos EUA são diagnosticados com uma doença pulmonar crônica1. O distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) é a quarta principal causa de morte nos EUA2. Os Centros de Controle de Doenças projetam que os custos de tratamento da DPOC chegarão a US$ 90,6 bilhões até 20203. A detecção e o tratamento precoces são necessários para diminuir o impacto clínico e econômico da DPOC e de outras doenças pulmonares.

Na sessão de segunda-feira do Congresso da Radiological Society of North America, o RSN 2019, um radiologista discutirá como a Radiografia Digital Dinâmica (DDR) aumenta a capacidade de avaliar a função pulmonar e fornece uma compreensão mais profunda do movimento anatômico no peito durante a respiração para aprimorar as capacidades de diagnóstico e os planos de tratamento dos pacientes. A Radiografia Digital Dinâmica é um raio X que se move, fornecendo um loop que apresenta uma visão com qualidade de diagnóstico da densidade dinâmica e do movimento anatômico. A DDR permite a visualização direta da cinesiologia do sistema respiratório, o que pode permitir uma descoberta mais precoce e uma compreensão mais clara da etiologia da doença.

Na sessão de terça-feira, representantes de três centros de imagem demonstrarão os benefícios clínicos e comerciais da imagem quantitativa usando a Análise de Densidade Pulmonar para obter uma imagem detalhada de onde a DPOC potencial está presente nos pulmões. Ao permitir uma avaliação mais precisa do que apenas com dados de PFT, os médicos podem adaptar o tratamento e aprimorar o atendimento ao paciente para esta doença irreversível e progressiva. A análise quantitativa da densidade pulmonar identifica áreas indicativas de enfisema versus aprisionamento aéreo e pulmão normal. Faz parte de uma plataforma de IA que hospedará vários algoritmos entre fornecedores para fornecer uma única lista de trabalho e estação de trabalho, permitindo a máxima produtividade do radiologista.

Serviço
RSNA 2019 Lunch and Learn Sessions

• Radiografia Digital Dinâmica: uma Nova Modalidade em Ação
Segunda-feira, 2 de dezembro, 12h30-13h30
McCormick Center, Sala S404AB
• IA de Imagens para Cuidados Avançados de DPOC
Terça-feira, 3 de dezembro, 12h30-13h30
McCormick Center, Sala S404AB

Referências
1. American Lung Association. Methodology: Estimated Prevalence and Incidence of Lung Disease. Available at: https://www.lung.org/our-initiatives/research/monitoring-trends-in-lung-disease/estimated-prevalence-and-incidence-of-lung-disease/methodology.html. Accessed November 12, 2019.
2. Centers for Disease Control and Prevention. Leading Causes of Death. Available at: https://www.cdc.gov/nchs/fastats/leading-causes-of-death.htm. Accessed November 12, 2019.
3. U.S. Pharmacist. Epidemiology of Chronic Lung Diseases. Available at: https://www.uspharmacist.com/article/epidemiology-of-chronic-lung-diseases. Accessed November 12, 2019.

Sobre a Konica Minolta Healthcare do Brasil
A Konica Minolta Healthcare do Brasil é uma subsidiária da Konica Minolta Medical Imaging, fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 80 anos de inovação ininterrupta, é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente, que visa proporcionar soluções reais para atender às necessidades do cliente. Para mais informações, visite: www.konicaminolta.com/medicalusa e www.facebook.com/KonicaMinoltaHealthcaredoBrasil/.

Web Site: