Estresse e manchas na pele durante a quarentena

24/4/2020 –

Nesse período de quarentena em que a população vem seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto às medidas de higiene e lavagem frequente das mãos como atitude preventiva contra o coronavírus, o aumento de doenças da pele tem sido cada vez maior. O estresse emocional causado pelo isolamento, aliado ao uso excessivo de sabonetes e substâncias como álcool em gel que remove a hidratação natural da pele, modifica o pH e provoca o ressecamento do local, contribuindo para o aparecimento de dermatites e melasmas.

Entre as afecções principais, a dermatose mais comum é a dermatite de contato, sobretudo nas mãos, e em quadros mais agudos o local fica inflamado, vermelho, com prurido podendo até formar bolhas, além de coçar e descamar, gerando incômodo e dor. Segundo o médico dermatologista Cristiano Kakihara, “é preciso estar atento à hidratação da pele que fica muito prejudicada devido ao uso desses produtos à base de álcool. É importante repor essa perda de gordura, pois a barreira natural nos protege contra as eczemas. O tratamento bem-sucedido consiste também em identificar o que está causando a reação. Podendo evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Já em casos mais graves, cremes com propriedades anti-inflamatórias, a base de corticosteroides, podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação”.

A segunda doença mais observada nesse período de pandemia é o melasma, condição que se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, e pode surgir pelo estresse e pela exposição às telas de computador e celular, assim como à radiação do sol, que entra pela janela. “É um erro achar que estamos 100% protegidos da radiação porque estamos dentro de casa. É fundamental o uso do protetor solar a cada duas horas. Recomendo o protetor físico, aliado a base, com fator de proteção solar 50. Outro método de fotoproteção pode ser feito por via oral e deve ser indicado pelo dermatologista.” explica o especialista.

Veja abaixo algumas dicas do Doutor Cristiano e cuidados com a pele na quarentena:

1. Evitar lavar as mãos com água muito quente;

2. Tomar banho em temperatura ambiente ou morna;

3. Usar sabonetes neutros, que não agridem tanto a pele;

3. Evitar coçar o local da inflamação e fazer a higiene correta e corte das unhas;

4. Hidratar o local com cremes indicados pelo dermatologista;

5. O uso de luvas descartáveis também é uma opção eficaz.

Website: https://www.clinicakakihara.com/

Web Site: