Estudantes criam robô de resgate virtual para participar da OBR 2020

Brasilia-DF 15/9/2020 – O mais importante nesta Olimpíada não é sair vencedor, mas aprender

O distanciamento social imposto pela pandemia não é nenhum impedimento para que um trio de alunos do 6º ano do colégio Galois se dedique à realização de um sonho: vencer a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Júlia Barroso, Jaqueline Ramos e Enrico Rangel formaram a Equipe Vingadores e se preparam para o desafio de disputar a etapa regional da OBR 2020, que será realizada na primeira quinzena de outubro. “São estudantes de 11 anos, que estão muito entusiasmados com a primeira participação em uma competição do tamanho da OBR. Estou certo de que a experiência será proveitosa para todos. Meu papel é incentivá-los, lembrá-los dos prazos, corrigir rumos e orientá-los. O mais importante nesta Olimpíada não é sair vencedor, mas aprender”, afirma Rodrigo Carvalho, professor de Robótica do Galois.

Este ano, a OBR acontecerá em ambiente totalmente virtual. A Modalidade Prática Virtual ocorrerá nos formatos Simulação e Apresentação. Na simulação, os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs e programações usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, entre outros materiais. A prova consiste em fazer o robô resgatar uma vítima em um ambiente de desastre. Para a apresentação, os estudantes devem gravar um vídeo de até cinco minutos, mostrando um projeto desenvolvido por eles, que relacione a robótica a uma das categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, ou Responsabilidade Social e Divulgação Científica.

A equipe dos alunos do Galois optou por disputar a categoria Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Sendo assim, eles deverão realizar atividades que possibilitem compartilhar o conhecimento adquirido com a escola/comunidade e ampliar a participação de meninas na robótica e tecnologia. Para acompanhar o trabalho dos jovens, basta acessar no Instagram o perfil @robotica_para_todos_vingadores. “Resolvemos criar um perfil no Instagram para posts com conteúdo específico sobre robótica e tecnologia. Assim, as pessoas poderão compartilhar. Além disso, vamos deixar nosso IG disponível para divulgar material sobre o assunto que as pessoas nos mandem e que sejam interessantes. Hoje, todos os jovens têm perfil no Instagram e acreditamos que será uma ferramenta muito eficiente”, explica Júlia.

“Somos uma equipe formada majoritariamente por meninas. Esperamos que isso seja um estímulo para que outras meninas sejam atraídas pelo assunto. Nossa intenção é provar que a robótica é para todos e quanto mais falarmos sobre isso, mais interesse despertamos nas pessoas”, disse Jaqueline. Único menino do grupo, Enrico está confiante no trabalho da Equipe Vingadores. “Dividimos bem as tarefas, respeitando as nossas habilidades. Vamos dar o nosso melhor e tentar superar os nossos limites. O mais importante aqui é ser um bom competidor e se divertir”, conclui o estudante.

Website: http://www.galois.com.br