Estudar no exterior: como escolher o curso e o país

Buenos Aires, Argentina 30/4/2013 – Através do Educaedu, os usuários têm a possibilidade de observar diferentes ofertas acadêmicas, em vinte países, especialmente na América Latina, em função do grande volume de cursos que temos publicados nesses países

Estudar no exterior se tornou um tema frequente para aqueles que iniciam sua formação profissional e para aqueles que desejam ampliá-la por meio de uma pós-graduação. No entanto, nem todas as pessoas têm as mesmas razões para estudar fora, por isso, é importante estabelecer os fatores que motivam a busca por capacitação em outro país.

Apesar de o aspecto econômico ser um dos pontos mais relevantes no momento de tomar uma decisão, também é muito importante o senso de responsabilidade, já que muitos se orientam unicamente pelo dinheiro, deixando de lado as aptidões e habilidades pessoais, a qualidade dos programas e as áreas que se destacam em cada país.

O mercado de trabalho é outro ponto que não pode ser ignorado, já que as empresas de hoje consideram os perfis dos aspirantes, apoiando-se no conhecimento que apresentam; desse modo, a aprendizagem adquirida em universidades estrangeiras se transforma num plus para a seleção de pessoal; e ainda que para muitos o dinheiro possa representar um obstáculo, as bolsas de estudo e o apoio de diversas organizações, governamentais e privadas, são uma excelente opção para obter o que se deseja.

O que estudar e onde?

A Internet se transformou na última década numa importante aliada dos alunos em potencial. As páginas web das universidades, os diretórios educativos, as redes sociais e os Ministérios da Educação do mundo todo são só algumas das ferramentas que permitem ao interessado se aprofundar nas disciplinas que aspira desenvolver no exterior, até mesmo, os portais das instituições bancárias e financeiras são uma excelente fonte de informação, devido aos convênios que estabelecem com determinadas instituições de ensino.

Que curso, graduação ou pós-graduação escolher e qual país é o mais adequado, são as primeiras dúvidas de quem anseia viajar para alcançar seus objetivos profissionais. “Através do Educaedu, os usuários têm a possibilidade de observar diferentes ofertas acadêmicas, em vinte países, especialmente na América Latina, em função do grande volume de cursos que temos publicados nesses países”, afirma Keli Campos, Gerente de Conteúdo do site.

De acordo com os dados obtidos nas páginas do Educaedu, na Colômbia e na Argentina o curso mais solicitado é o de Psicologia, ocupando o segundo lugar no México, país onde Enfermagem é a profissão que atinge a maior quantidade de solicitações, assim como no Equador. O Brasil, por sua vez, recebe um número considerável de solicitações de informação para cursos relacionados à Educação e Segurança no Trabalho; já o Chile tem muita demanda para cursos na área de Serviço Social e Administração Educacional, e no Peru, os cursos de Administração de Empresas atrai um significativo interesse dos postulantes.

“É indispensável realizar uma boa pesquisa antes de escolher um curso de nível superior, é importante conhecer as propostas das instituições e compará-las. As experiências, opiniões e percepções de outros estudantes também são referências válidas, conclui Keli Campos”.

Website: http://www.educaedu-brasil.com/