Estudo aponta que praticar 11 minutos de exercício físico ajuda a reverter os efeitos de ficar sentado

São Paulo 9/2/2021 –

Estudo britânico sugere forte ligação entre a prática de exercício físico, sedentarismo e mortalidade. Suplementos alimentares também podem ajudar na busca por uma vida mais saudável

Novo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, publicação médica semestral que existe desde 1964, sugere que até mesmo curtos períodos de exercícios físicos podem amenizar os malefícios de uma vida sedentária, auxiliando no aumento da longevidade e diminuindo o risco de morte prematura. A pesquisa indica que até 11 minutos diários de atividade moderada a intensa podem ter um significativo impacto na saúde geral.

O estudo foi conduzido utilizando dados de dezenas de milhares de pessoas e encontrou indícios de que atividades físicas, mesmo que realizadas por curtos períodos de tempo, podem diminuir as chances de uma morte precoce.

Atualmente, passar diversas horas do dia sentado é uma realidade para grande parte das pessoas devido ao home office. Esse é um hábito preocupante porque estudos, ao longo dos anos, referenciam o sedentarismo à perda de saúde e longevidade.

Sobre a pesquisa

O estudo acompanhou dados de pessoas que utilizavam acelerômetros, dispositivos que auxiliam no registro de atividades físicas. Os participantes foram divididos em três grupos diferentes, de acordo com o tempo de prática de exercício físico e tempo que passavam sentados.

Cientistas, então, descobriram que o grupo de pessoas com menor nível de atividade física teve até 260% mais chances de morrer mais cedo, em comparação ao grupo que praticou alguma atividade ou passou menos tempo sentado. Os resultados levam em consideração fatores externos, como o tabagismo e o índice de massa corporal (IMC).

Enquanto isso, pessoas que realizaram atividades físicas de maneira mediana, com uma média de 11 minutos diários, apresentam chances bem menores de morrer prematuramente, mesmo que seu tempo de repouso, sentado, fosse igual ao grupo mais sedentário.

Ainda de acordo com os cientistas, a prática de exercício físico com cerca de 35 minutos diários é ainda mais efetiva em otimizar o tempo de vida, mesmo que a pessoa passe longos períodos sentada. Dessa maneira, esse estudo ajuda a levantar o debate sobre a importância da atividade física na qualidade e duração da vida, fomentando a prática de exercícios como prevenção de diversas doenças.

Papel da suplementação na atividade física

Manter uma boa rotina de atividades físicas é importante, mas, sem a alimentação adequada, esse esforço pode ser em vão. Buscando manter um maior equilíbrio entre o exercício físico e uma alimentação saudável e otimizar os resultados, muitos atletas se voltam para a suplementação como opção viável. Os suplementos alimentares têm como principal função complementar falhas na dieta e garantir que o corpo tenha todos os nutrientes necessários para praticar as atividades com máxima energia e desempenho.

Um dos suplementos mais populares são os preparados proteicos baseados na proteína do leite, como o Whey Protein, por exemplo. Isso ocorre porque a proteína é uma das substâncias mais importantes na diminuição de gordura corporal e aumento da massa muscular, um dos mais comuns objetivos de atletas de musculação.

Por isso, sites de suplementos costumam ter muitas opções do produto, variando em aplicação, sabor e resultado. Existem também outros suplementos populares; entre eles, destacam-se a Glutamina, o BCAA e a L-carnitina.

É importante notar que o consumo de suplementos deve ser orientado por profissionais da área nutricional, pois a quantidade ideal a ser consumida varia de acordo com a idade do atleta, seu nível de sedentarismo, peso e outros aspectos de sua rotina. Também vale ressaltar que o uso dessas substâncias deve ser feito em parceria com uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios adequada.

Website: https://www.corpoidealsuplementos.com.br/