Estudo da Axur revela índices de ciberataques recordes no Brasil

São Paulo 7/2/2020 –

Com um aumento de 231,5% em phishing apenas nos últimos 10 meses, Brasil é também o segundo país do mundo com mais vazamentos de cartões de crédito e de débito

A Axur, empresa líder em monitoramento e reação a riscos digitais na internet, apresenta hoje o relatório “Atividade Criminosa On-line no Brasil” – um estudo que traz os principais dados referentes a phishing, malwares, infrações em uso de marca e vazamento de dados. O levantamento mostra evolução significativa das atividades criminosas on-line no país ao longo de 2019.

número de phishing, páginas falsas que capturam dados de consumidores, no Brasil registrou recorde com crescimento de 231,5% entre fevereiro e dezembro, com pico anual no último mês de 2019. Apenas no quarto trimestre, foram  8.762 casos, com destaque para a semana da Black Friday.

Perfis falsos em redes sociais estão entre um dos principais métodos de pirataria e vendas não autorizadas, que também funcionam para furto de dados em páginas de phishing. O aumento dos ciberataques no Brasil segue a linha de tendência também vista nos recentes dados mundiais da APWG (Anti-Phishing Working Group).

Outro fator de alerta apontado no material é o vazamento de cartões de crédito e débito, que identifica o Brasil como segundo país com mais vazamento de dados desse tipo. No total anual, 1,6 milhão de cartões expostos foram detectados em 2019, perdendo apenas para os Estados Unidos, o que reforça a necessidade de sistemas de detecção e procedimentos de monitoramento.

Além de atividades de phishing e vazamento de credenciais (e-mails com senha) e cartões de crédito, é notório o número de senhas vazadas de organizações com domínios .br: foram 23,6 milhões de credenciais únicas detectadas, sendo 123456 a senha mais comum com 37,65 milhões de detecções no mundo.

“Com tantos dados sendo capturados (e expostos), uma das nossas principais metas de 2019 foi tornar pública a verificação de senhas vazadas a partir de nossa base, que tem hoje mais de 9 bilhões de credenciais já expostas em web superficial, deep e dark web,” diz Fábio Ramos, CEO da Axur.

O executivo afirma que a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, prevista para entrar em vigor a partir de agosto de 2020 no país, ressalta a importância e urgência em entender os perigos digitais que estão presentes na plataforma MinhaSenha.com elaborada pela empresa.

“O MinhaSenha.com, da Axur, é, um serviço gratuito disponível na web para quem está preocupado com a segurança de suas informações on-line, e detém todos os dados vazados desse levantamento. Mediante confirmação do seu e-mail, qualquer pessoa pode descobrir senhas que foram expostas em vazamentos de dados”, completa Fábio.

O estudo também revelou que as instituições financeiras foram as mais afetadas por malware, softwares maliciosos que capturam dados de consumidores, e que, portanto, precisam cada vez mais de atenção e cuidado com ameaças digitais. Foram identificadas 38 empresas alvo em uma única fraude desse tipo em dezembro, maior número já identificado.

O gráfico ilustra a situação do cenário brasileiro de phishing entre janeiro e dezembro de 2019, que mostra que programas de milhas e linhas aéreas também foram destaque no último trimestre, com 58 casos registrados em dezembro.

O crime on-line no Brasil está evidenciado de diversas maneiras no monitoramento realizado pela Axur. Acesse aqui o relatório completo.

Sobre a Axur

Líder em monitoramento e reação a riscos digitais na América Latina, com foco em criar experiências digitais mais seguras para empresas e seus públicos. Utilizando automações e machine learning, fazemos proteção contra ameaças como uso abusivo de marca, vazamento de dados, phishing, aplicativos mobile fraudulentos e vendas não autorizadas. Para garantir as melhores experiências e

jornadas dos consumidores, esse monitoramento é feito da web superficial à deep e dark web. Para mais informações, visite axur.com e conheça o blog Deep Space, blog.axur.com

Website: http://axur.com