Estudos mostram que a inteligência criativa se desenvolve através da liberdade de pensamento

São Paulo, SP 28/2/2020 – Para incentivar a criatividade, é importante começar eliminando rigidez cerebral

Gutemberg Dos Santos, empresário e coach de vida, assim descreve a inteligência criativa. ”Quando se está livre e vê as coisas de outra perspectiva, as pessoas experimentam uma maneira diferente de pensar; e é nesse momento que a capacidade imaginativa é acionada para sair da imagem e empreender o lado criativo ”. Ao mesmo tempo, ele menciona que cada pessoa tem sua própria percepção do mundo, portanto ela manifesta diferentes pensamentos e habilidades, mas às vezes o ser humano pode ser capaz de ignorar suas próprias virtudes.

Gutemberg Dos Santos: em crianças não há limites para imaginar, todos elementos que veem e ouvem os levam a criar ou descobrir coisas sem seguir orientações. A razão disso é porque as crianças são livres para serem elas mesmas.

Vale ressaltar que “para incentivar a criatividade, é importante começar eliminando rigidez cerebral”, comenta o coach de vida.

O empreendedor brasileiro citou as seguintes informações: em 1968, a NASA encomendou um experimento aos pesquisadores George Land e Beth Jarman. A agência espacial norte-americana desenvolveu um teste para uma população de crianças para identificar pessoas com uma extraordinária capacidade criativa. Os resultados que eles obtiveram foram que 98% das crianças de 5 anos podiam ser catalogadas como altamente criativos. Quando essa informação foi revelada, alguns psicólogos, repetiram o experimento quando aquelas crianças tinham 10 anos e mais tarde aos 15 anos e 31 anos. O resultado foi desanimador porque, à medida que cresciam, a capacidade criativa diminuía. O que significa que, na infância, 9 em cada 10 crianças têm algum tipo de genialidade, mas quando atingem a idade adulta, apenas 2 em cada 100 seguem sendo criativos.

Agora em um artigo publicado no blog Tendencias 21 do Dr. Francisco J.Rubia emérito da Faculdade de Medicina de Madri e Conselheiro Científico da mesma Universidade disse que “mentes criativas geralmente não se adaptam bem a critérios de inteligência tratados pelos sistemas educacionais. Pessoalmente considera que a criatividade é outra faculdade mental, como a inteligência, música, linguagem, moralidade ou a espiritualidade. ”

Para ser criativos, é importante notar que “é necessário fazer até um lado da racionalidade ou se deixar levar pela intuição que leva à criatividade ”, afirma Dos Santos. Aproveitar as ocorrências e improvisar é outra maneira que uma pessoa pode ser criativa “se você acha que tem ideias malucas, não as jogue fora pela borda, pegue essa ideia e tente tirar proveito dela. É assim que surgem as ideias grandiosas e inovadoras. Não há ideias malucas, elas só precisam de estrutura para dar a elas vida e perder o medo de estar equivocado.”

Ao contrário das crianças, elas não têm medo de cometer erros, enquanto nos adultos, o medo de cometer erros os paralisa e se torna o maior obstáculo para começar sua criatividade.

O coach de vida convida as pessoas a se sentirem livres para serem criativas, para isso, ele cita um exemplo: “ainda que uma pessoa trabalhe em um escritório de quatro paredes, você pode personalizá-lo com detalhes que estimulem sua liberdade de trabalho, por isso se apropria de seu espaço, tornando-o confortável. Por que nem todos trabalham ou realizam suas atividades da mesma maneira. Se as pessoas se sentem livre quando eles fazem seus trabalhos, suas ideias de podem chegar a sua cabeça. Esta é uma recomendação sincera baseada em uma função de rotina que uma pessoa experimenta e que se sente incapaz de ser criativa ao sentir-se sujeito a determinados ambientes e padrões. Gutemberg Dos Santos menciona que quando alguém responde a uma adversidade, está sendo criativo.

“Ser criativo não é necessariamente criar algo novo do nada, mas transformar o que já existe em algo funcional, inovador e revolucionário”, concluiu, dizendo o coach brasileiro Gutemberg Dos santos.

Para mais informações, basta visitar: www.gutembergds.com

Website: http://www.gutembergdossantos.com.br