Etesco faz o 1º Workshop de Compliance e Gestão Estratégica Empresarial sobre integridade nas organizações

São Paulo, SP 16/12/2019 – Nem todo mundo sabe o que significa ou já ouviu falar no termo Compliance. A palavra significa ‘estar de acordo com uma regra’, o que explica parte do conceito

Nem todo mundo sabe o que significa ou já ouviu falar no termo Compliance. A palavra Compliance é originada do verbo em inglês, ‘to comply’, que em português quer dizer ‘estar de acordo com uma regra’, o que explica grande parte do seu conceito. Compliance, portanto, possui relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação.

Aproveitando o tema e os últimos acontecimentos no país, focando também numa forma de ensinar as pessoas a lidar com questões de integridade e ética, foi realizado pela Etesco, no último dia 12 de Novembro, o 1º Workshop de Compliance e Gestão Estratégica Empresarial. A Etesco é uma empresa brasileira com filial em Macaé que atua no mercado de Óleo e Gás. O evento contou com grandes empresas de destaque no segmento, com a SSE Group e Ocyan.

A Etesco foi pioneira no seu mercado, e desde 2015 trabalha com integridade para nortear as atitudes e responsabilidades nos relacionamentos com os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais. E esse foi o primeiro evento aberto promovido por ela, evocando medidas para assegurar a transparência e inclusão.

O Workshop

Durante a abertura, o Head de Compliance da ETESCO, Luis Medeiros, destacou a importância de um programa de integridade atuante em cada organização.

O evento foi dividido então em quatro painéis, e reuniu os mais diversos especialistas para falar sobre ‘Ética Corporativa’, ‘Lei Geral de Proteção de Dados’, ‘Investigação Corporativa’ e ‘Due Diligence e Integridade na Cadeia de Terceiros’.

O primeiro painel foi apresentado pela advogada Ana Júlia Andrade Vaz de Lima, associada a Campos Mello Advogados, responsável pelo tema: ‘Ética Corporativa e Cultura de Compliance’, apresentando dados importantes sobre o índice de corrupção mundial, além da necessidade da criação de estratégias particulares, para uma cultura de compliance.

O segundo painel foi apresentado por Carlos Maskobi, Victor Miya e Marcos Vinícius da Deez Risk & Governance, falando sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como isso modifica a gestão de informação nas organizações. Segundo Maskobi, essa questão está inserida dentro do compliance, e acaba trazendo um grande avanço em relação à proteção de informações dos usuários. “Parte do desafio de adequação reside no fato de que as companhias precisarão, principalmente, mudar toda a cultura interna. E para isso será necessário equipes com consultores especializados e multidisciplinares,” explica.

O terceiro painel do evento levantou o tema ‘Investigações Corporativas’, apresentado por Rodrigo Akamine, da Grant Thornton Brasil. O palestrante explicou como o tema tem se tornado de fundamental importância para mitigação dos impactos financeiros e de reputação das empresas, “essa investigação atua como forma de resolver e identificar problemas, como fraudes e vazamento de informações, devolvendo a ordem nas áreas afetadas. Uma investigação rigorosa, independente e analítica é capaz de prevenir e detectar qualquer atividade ou processo que não esteja de acordo com as políticas internas e as leis e regulamentos”, disse Rodrigo Akamine.

A quarta e última palestra ficou a cargo da Luzone Legal Advogados e os representantes Leandro Luzone e Rodolpho Costa. O assunto apresentado foi “Due Dilligence e a integridade na cadeira de terceiros”, e retratou a necessidade das organizações em conhecer de forma real dos parceiros de negócios. De acordo com Luzone, quando a empresa atua com compliance, ela conhece melhor os parceiros comerciais, e busca saber quais são os históricos de práticas comerciais.

“Atuando dentro do Compliance, esse procedimento é uma análise para conhecer melhor os parceiros comerciais, buscando saber quais são os históricos de práticas comerciais, qual a estrutura administrativa e societária destes, bem como, se este possível parceiro já esteve ou se encontra envolvido em qualquer forma de prática comercial obscura ou ilegal”, afirmou Leandro Luzone.

O 1º Workshop de Compliance e Gestão Estratégica Empresarial foi realizado no Royal Atlântica Macaé Hotel, em Macaé.

Website: https://www.etesco.com.br/

Web Site: