Evento em Ribeirão Preto vai discutir a internet das coisas no setor agribusiness

4/10/2019 –

Congressos RTI de Provedores de Internet e Data Centers, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro fará painel sobre o tema com especialistas

A Internet das Coisas (Iot), que é interconexão digital de objetos cotidianos com a internet e entre si, é uma realidade inovadora e cada vez mais presente em diversas áreas. Um exemplo bem conhecido é a casa inteligente, que utiliza sensores para apagar as luzes, ligar o ar-condicionado minutos antes da chegada dos donos ou fechaduras conectadas à internet por Wi-Fi e Bluetooth que permitem que portas sejam controladas digitalmente e até mesmo à distância.

A tecnologia da internet das coisas já chegou também ao agronegócio com o objetivo de reduzir desperdício e aumentar a produtividade. Afinal, há uma grande preocupação para o crescimento de 26% da população mundial até 2050, segundo o relatório “Perspectivas da população no mundo” da Organização das Nações Unidas. Dos 7,7 bilhões atuais o número saltará para 9,7 bilhões daqui pouco mais de 30 anos.

Dessa forma, os especialistas já desenvolvem sistemas de monitoramento das plantações que podem utilizar drones ou sensores para colher dados como: luminosidade, temperatura e umidade. A eficiência no cultivo também compreende a automação dos sistemas de irrigação que medem o nível de água do solo e coletam dados para indicar a quantidade necessária do líquido.

A temática será tema do painel ‘Oportunidades com IoT no agribusiness’ nos Congressos RTI de Provedores de Internet e Data Centers, que acontecerão nos dias 9 e 10 de outubro, em Ribeirão Preto, SP. A mesa contará com Armando Barbieri, da Tropico Telecomunicações; Ivan Mendes Cardoso Filho, da Algar Telecom; Celio Augusto Simões, da Usinas São Martinho; e Debora Rodrigues, da John Deere.

O evento acontece em Ribeirão Preto, que é uma das cidades mais ricas e um importante polo no setor de telecomunicações do estado de São Paulo próxima a outros importantes centros de negócios, como Franca, Barretos, São Carlos e São João da Boa Vista, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

“A região também é um dos principais centros universitários e de pesquisa, gerador de tecnologia e mão de obra qualificada, o que credencia a cidade para receber estes, que são os principais eventos do setor de telecomunicações no país”, explica Monica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora do Congresso.

Exposição e Congresso – Direcionados para engenheiros, analistas de sistemas, instaladores, prestadores de serviços e empresários, o X Congresso RTI de Provedores de Internet e o XII Congresso RTI Data Centers vão apresentar uma programação especial para esses setores, mostrando as últimas novidades em tecnologias e técnicas para esse mercado. Esta é a segunda vez que o evento é realizado em Ribeirão Preto. Em 2018, atraiu mais de 800 participantes. Dado o grande sucesso, a organização optou por repetir o congresso na cidade.

Os eventos também contarão uma área de congresso, palestras e workshops voltados ao desenvolvimento e ao empreendedorismo nesses setores. Temas como Fibra Óptica, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e 5G serão abordados por importantes players do mercado.

São esperadas as presenças de empresários, prestadores de serviço, profissionais da engenharia, pesquisadores, representantes governamentais, entre outros players desse segmento. “Trata-se de um palco para a geração e o desenvolvimento de negócios, voltados para setores que apresentam forte demanda em termos de tecnologia e de qualificação de mão de obra”, afirma Monica.

Serviço: X Congresso RTI de Provedores de Internet e XII Congresso RTI Data Center
Data: dias 9 e 10 de outubro
Local: Centro de Eventos – Ribeirão Shopping
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540
Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto – SP
Informações e inscrições pelo site: www.rtiprovedoresdeinternet.com.br
Tel. (11) 3824-5300

Web Site: