Expectativa x realidade: como os consumidores se comportaram na Black Friday

19/12/2019 –

A Black Friday, fenômeno de compras com origem nos Estados Unidos que se espalhou por diversos países, deixou de ser apenas mais uma data de um nicho para atingir muita gente e praticamente todos os setores do comércio, de roupas a brinquedos, de eletrônicos a pedidos de comida, se mobilizam atualmente neste momento do ano.

Mas será que a ansiedade e espera pela data se converte em vendas quando ela chega? A expectativa corresponde com a realidade? A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, levou isso em consideração e traz um estudo exclusivo que compara o comportamento do consumidor antes e depois da Black Friday. Valor gasto, produtos comprados e meios utilizados foram alguns dos dados apurados em duas pesquisas complementares – uma realizada na semana anterior à data, e outra na semana seguinte, após o “black weekend”.

A pesquisa, respondida por 1.217 pessoas, mostrou que a expectativa de gastos correspondeu quase que totalmente à realidade. Na primeira fase foi perguntado quanto os consumidores pretendiam gastar na Black Friday. Para 38% dos entrevistados o gasto seria acima de R$ 500,00, para 31% seria entre R$ 251,00 e R$ 500,00, para 18% seria entre R$ 101,00 e R$ 250,00, para 10% seria entre R$ 51,00 e R$ 100,00 e para apenas 4% seria menos de R$ 50,00.

Já após a última sexta-feira de novembro – data da Black Friday -, a questão era quanto efetivamente as pessoas gastaram. Novamente, a faixa acima de 500 reais liderou, sendo que 36% das pessoas afirmaram ter gasto isso. Na sequência vieram as faixas de R$ 101,00 a R$ 250,00 (22%), R$ 251,00 a R$ 500,00 (20% – a maior discrepância entre o antes e depois), R$ 51,00 a R$ 100,00 (14%) e, por fim, até R$ 50,00 (7%), com esses números mostrando que as pessoas acabaram gastando um pouco menos do que a expectativa.

Roupas e acessórios lideram vendas
O estudo também procurou saber quais foram quais os tipos de produtos que as pessoas estavam interessadas e quais elas efetivamente compraram, com roupas e acessórios ficando (em uma questão de múltipla escolha) no primeiro lugar nas duas pesquisas, com 54% das pessoas com vontade de comprar esses artigos antes da Black Friday e com 37% delas adquirindo eles na data – como mostrado no gráfico acima.

Americanas favoritas
Uma das mais tradicionais varejistas do país também fez muito sucesso na Black Friday. A Americanas apareceu nas pesquisas como a loja em que as pessoas mais esperavam fazer compras (prévia), e também como a que foi mais acessada ou visitada durante o dia 29 de novembro. Enquanto 60% das pessoas esperavam comprar lá, 55% efetivamente adquiriram produtos na Americanas. A partir do segundo lugar existem grandes diferenças no resultado comparativo. O varejo mais esperado para compras antes da data era o Mercado Livre, no entanto os mais utilizados para compras foram outros sites, que não constam entre os grandes varejistas.

Nota ao editor
Pesquisa realizada entre 27 de novembro e 7 de dezembro de 2019 com 1217 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, todas as regiões brasileiras, com 3% de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Website: https://br.toluna.com/#/