Experiências de pessoas que através das Lives conseguiram conviver melhor/superar a depressão

São Paulo – SP 22/10/2019 – Pessoas desconhecidas tornaram-se parte da minha recuperação, e com elas aprendo algo todos os dias

Compartilhar experiências e interagir com pessoas por meio de lives em vídeo podem ajudar a superar a depressão e a formar novos laços

O combate à depressão é cada vez mais discutido. A divulgação do Setembro Amarelo ajuda na conscientização sobre a doença, que ainda é um tabu entre grande parte da população.

Embora o mês seja o escolhido para uma atenção maior da mídia sobre o assunto e para a promoção de campanhas com informações sobre o problema, o crescimento da depressão e até das ocorrências de suicídio fazem com que o tópico seja abordado durante o ano todo, recebendo uma atenção cada vez maior da OMS.

Apesar da tendência ao isolamento e da falta de energia que acomete as pessoas deprimidas, cultivar relacionamentos pode ajudar no tratamento, proporcionando momentos agradáveis e de companheirismo.

A revista Proceeding of the Royal Society B. publicou uma pesquisa britânica realizada com 2000 adolescentes, revelando que o convívio com amigos equilibrados pode reduzir a probabilidade de desenvolvimento da doença e duplicar as chances de cura. Essa abordagem vale para pessoas de todas as idades, que se sentem mais seguras e amparadas ao saber que podem contar com o apoio dos amigos nos momentos mais difíceis.

Com as facilidades que a tecnologia apresenta, as chances de fazer novos amigos aumentam, principalmente para pessoas que ainda não conseguem ter uma rotina ou ânimo para sair de casa, problema comum entre as pessoas que sofrem com a doença.

Como as lives ajudam a superar a depressão

O Aplicativo LiveMe pode ser uma excelente ferramenta para proporcionar novas conexões e auxiliar pessoas que querem ampliar suas relações e preencher o tempo livre com conversas prazerosas e divertidas. Encontramos alguns usuários que aproveitaram essa oportunidade para fazer novas amizades, que ajudaram a enfrentar a doença.

Um dos cases é de Diana, moradora de São Paulo, que atravessava problemas como ansiedade, crises de pânico e fobia social, dificultando a interação social mesmo com a ajuda da terapia. A participação no LiveMe funcionou como uma verdadeira válvula de escape para os dias mais difíceis. As pessoas com quem Diana conversava diariamente pela plataforma tornaram-se amigos mais próximos e a plataforma ajudou na troca de experiências no combate à sensação de solidão, aproximando pessoas.

“Conheci pessoas muito legais, e esse convívio diário foi despertando a minha vontade de encontrá-las. Fiquei nervosa a princípio, mas foi muito legal, e outros encontros surgiram”, afirma Diana. “Pessoas desconhecidas tornaram-se parte da minha recuperação, e com elas aprendo algo todos os dias”.

Já para Priscila Santos, de Minas Gerais, que recebeu o diagnóstico de depressão e não pôde identificar o gatilho para o aparecimento da doença, a participação no LiveMe trouxe uma mudança na rotina e aumentava a sua motivação. As transmissões eram momentos agradáveis e divertidos, que a ajudavam a se expressar melhor. As amizades feitas pelo aplicativo fizeram com que Priscila superasse a timidez e a ajudaram na recuperação.

Priscila conta que “o LiveMe fez com que eu mudasse um pouco da minha rotina, me motivava e me fazia muito bem. Inicialmente, eu me sentia um pouco envergonhada pois tudo aquilo era muito novo pra mim, mas com o passar do tempo fui me adaptando e perdendo a timidez.”

Priscila também reforça como o uso do aplicativo pode ajudar pessoas a se recuperarem da depressão: “O LiveMe é um aplicativo maravilhoso, e tenho certeza que assim como eu, outras pessoas que sofrem do mesmo problema que eu sofria podem se recuperar, deixando a depressão e a ansiedade de lado e descobrindo como pode ser bom fazer transmissões no aplicativo”.

Sobre o LiveMe

O LiveMe é um aplicativo disponível para iOS e Android, que compõe uma rede social chinesa com transmissões ao vivo. Nelas, os influenciadores digitais fazem vídeos transmitidos ao vivo e interagem com os participantes, recebendo presentes virtuais dos espectadores. Esses presentes podem ser trocados por dinheiro ou por moedas virtuais utilizados dentro do aplicativo.

A plataforma já soma mais de 150 milhões de downloads e está com planos de expansão para a América Latina.

Website: https://www.liveme.com