Exposição a telas de computador pode favorecer o desenvolvimento de miopia, segundo OMS

São Paulo 12/12/2019 –

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com algum problema de visão. Dessas, cerca de 1 bilhão poderia ter evitado a condição. O novo relatório, encomendado pelos Estados Membros, em conjunto com especialistas do mundo todo, traz evidências sobre questões que estão levando ao comprometimento da visão em geral e indica algumas recomendações para aprimorar serviços de oftalmologia.

Oftalmologia precisa de mais investimentos

De acordo com o relatório da OMS, quanto mais carente for a população e/ou o país, maiores são as chances de os cidadãos terem problemas de visão. Regiões com grande índice de pobreza, como sul da Ásia e África subsaariana, contam com oito vezes mais pacientes cegos do que países desenvolvidos. Isso mostra o quanto a área da oftalmologia carece de investimentos nesses locais.

A OMS ainda alerta para os problemas intrínsecos ao crescimento populacional, longevidade humana e mudanças no estilo de vida, todas questões que demandarão maiores cuidados com os olhos em um futuro próximo.

Acesso à tecnologia estaria influenciando na incidência de miopia

Em lugares onde o acesso à tecnologia (celulares, tablets e computadores) é maior, houve também um aumento nos casos de miopia, e isso porque as pessoas passaram a ficar mais tempo olhando para telas de eletrônicos, uma atividade que, até poucos anos atrás, se restringia ao trabalho.

De acordo com o relatório, estimativas sobre o crescimento populacional e o índice de desenvolvimento humano preveem que o número de pessoas com miopia aumentará para 3,36 bilhões em 2030 (eram 1,95 bilhões em 2010).

“Enclausuramento moderno” também incita desenvolvimento de miopia

Apesar de não haver comprovação científica, ao certo, sabe-se que a exposição à luz solar influencia positivamente na saúde ocular. A luz do sol diminui as chances de desenvolver miopia porque estimula a liberação de dopamina e óxido nítrico, dois neurotransmissores capazes de inibir o crescimento do comprimento axial do globo ocular, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da condição.

Em contrapartida, a vida moderna tem contribuído para que as pessoas fiquem cada vez mais dentro de casa ou em ambientes fechados, já que o acesso ao celular e computador diminuiu a necessidade de sair para encontrar pessoas ou fazer compras, por exemplo. As facilidades trazidas pelos smartphones fazem com que as pessoas recebam menos luz solar, o que pode estar associado ao desenvolvimento de miopia.

Diagnóstico precoce pode melhorar bem-estar de quem tem problemas de visão

A miopia não tem idade para aparecer e, muitas vezes, se desenvolve em pessoas muito jovens, até mesmo na infância, o que pode causar atrasos no desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo, de linguagem, de aprendizado, entre outros.

Crianças em idade escolar, que possuem dificuldade para enxergar, costumam ter o desempenho educacional prejudicado, além de problemas de autoestima e falta de socialização com os colegas.

Apenas o médico especialista em oftalmologia é capaz de diagnosticar crianças, adolescentes e adultos. Para isso, é recomendável realizar exames uma vez ao ano, no mínimo, ou assim que forem percebidos os primeiros sinais de que algo está errado com a visão.

Website: https://www.wsibestinternet.com.br/

Web Site: