Exposição presta homenagem a Ernst Mahle pelo aniversário de 90 anos

Piracicaba, SP 22/10/2019 – Momentos marcantes da história da Escola de Música de Piracicaba também foram incluídos

São 30 pranchas, que relembram a trajetória do maestro e compositor alemão naturalizado brasileiro

Considerado um dos mais importantes compositores da atualidade, Ernst Mahle, alemão naturalizado brasileiro, completou 90 anos em 2019. Em sua homenagem, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) promove a exposição “Mahle, 90”, com abertura no próximo sábado (26), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita.

São 30 pranchas, com 36 fotografias e diversos documentos que relembram a trajetória de Mahle, autor de aproximadamente 2.000 obras e que exerceu por 50 anos as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos, tendo se dedicado ao ensino de cerca de 5.000 alunos.

A exposição foi concebida pelo jornalista Rodrigo Alves, assessor de comunicação da OSP, pela instrumentista Mayumi Micheletti, produtora da OSP, e pela diretora do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Heloísa Guerrini.

O material pode ser visto pelo público que prestigiar os dois concertos programados pela OSP no sábado (26), às 17h30 e às 20h, que comemoram os 90 anos de Mahle e os 65 anos da Caterpillar no Brasil. Depois disso, a mostra permanece até 24 de novembro, sempre nos horários da programação cultural da Casa de Espetáculos.

A exposição relembra como foi a chegada de Ernst Mahle ao Brasil, em 1951, após viver uma parte de sua vida com pais e irmãos na Áustria, em consequência da Segunda Guerra Mundial. A partir da consulta ao álbum de Ernst e Cidinha Mahle, a mostra traz ainda detalhes do casamento, a vida com os cinco filhos e o processo de criação, em 1953, da Pro-Arte, depois denominada EMP (Escola de Música de Piracicaba), hoje Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle).

Momentos marcantes da história da Escola de Música de Piracicaba também foram incluídos, como o 1º Concurso Jovens Instrumentistas, em 1971, que despontou vários talentos na música erudita, entre eles o violoncelista Antonio Menezes, hoje radicado na Suíça e que se apresenta regularmente com as mais importantes orquestras do mundo.

Os organizadores recorreram ainda aos acervos da Associação Amigos Mahle, que traz cartazes das três óperas criadas por Mahle (Maroquinhas Fru-Fru, A Moreninha e O Garatuja), além de um cartaz de um concerto realizado na Bulgária, em 2010, quando o compositor e maestro recebeu homenagens ao longo de uma semana.

CONCERTO – As apresentações da OSP em outubro acontecem às 17h30 e 20h de sábado (26), com entrada gratuita e ingressos disponíveis no site www.megabilheteria.com a partir da quarta (23) ou pessoalmente, uma hora antes, na bilheteria do Teatro (avenida Independência, 277, Centro).

Sob regência do maestro convidado Thiago Tavares, o programa traz as obras “Festa no Céu”, de Ernst Mahle, com narração de Norberto Vieira; “Suite Masquerade”, de Aram Khachaturian; e “Suite Vila Rica”, de Camargo Guarnieri.

A Temporada 2019 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. São patrocinadoras: ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais. O copatrocínio é do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

Web Site: