Feira da Obra: primeiro canal de outlet e ponta de estoque de materiais de construção

Curitiba – PR 11/10/2019 – Desenvolver o próprio e-commerce, exige investimentos na ordem dos 50 mil reais, segundo Jorge Abage Filho.

O objetivo do Feira da Obra é ajudar lojistas de materiais de construção, com estoques de produtos parados, a encontrar compradores online de forma mais eficaz e econômica. A ferramenta ajuda a ampliar as possibilidades de venda e, consequentemente, na recuperação de lucro e alcance de clientes.

O Feira da Obra nasceu de uma ideia do Jorge Abage Filho, proprietário da tradicional rede de materiais de construção Irmãos Abage de Curitiba. A loja estava com mais de um milhão em estoque sem giro há mais de 180 dias, e mesmo com um canal de vendas online, seu e-commerce, não conseguia resolver esse problema. O varejo de materiais de construção teve um crescimento de 6.5% em 2018, e a previsão é que bata 8,5% em 2019, o que aumentou ainda mais a vontade de empreender no ramo.(FONTE: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/01/04/varejo-de-material-de-construcao-cresce-65-em-2018/https://www.cimentoitambe.com.br/comercio-de-material-de-construcao-espera-crescer-85/).

Seguindo o movimento de grandes e-commerces como Lojas Americanas, foi desenvolvido uma plataforma de marketplace, ou seja, um shopping online. A ferramenta permite que diferentes varejistas de materiais de construção anunciem e vendam seus produtos, sem a necessidade de ter sua própria loja online, já que desenvolver o próprio e-commerce exige investimentos na ordem dos 50 mil reais, segundo Jorge Abage Filho. Anunciar em um marketplace tem custo mais baixo, pois os produtos começam a ser vendidos em uma plataforma já existente e o varejista paga uma comissão que pode variar de 5 a 20% apenas pelo que for vendido. A plataforma Feira da Obra também oferece todo o planejamento e divulgação de marketing dos produtos, impulsionando as vendas e tráfego nas lojas.

O Feira da Obra, como o nome sugere, funciona como um outlet: o lojista que tem o estoque parado oferece um desconto de até 30% nesses produtos, o que o torna mais competitivo em relação a outras lojas online. Também funciona para ponta de estoque, produtos que estão fora de linha entram com um preço muito mais vantajoso para um cliente que está no meio de uma reforma e busca economia. Também pensando no cliente, a plataforma possibilita a compra de vários produtos, de diferentes segmentos, diferentes lojas, em um mesmo site e comparando os preços, loja a loja.

O lojista se cadastra diretamente na plataforma e incluir quantos produtos quiser, mas também há a possibilidade de fazer a inclusão em massa. Foi o caso da Hidrofer, que precisava incluir mais de 700 produtos, através de uma planilha de Excel, exportou diretamente do sistema da Hidrofer e importou para o Feira da Obra em menos 1h.

Mobilidade é essencial, então, além da versão online, o logista pode se cadastrar como lojista ou comprador. Foi implementado um Web App que possibilita o acesso a plataforma para smartphone facilitando o acesso e a compra online.

De Curitiba para o Brasil, há dois meses no ar, o site já conta com 40 lojas, incluindo a Irmãos Abage, Bigolin, e, recentemente, a paulista Hidrofer. Lojistas de todo o Brasil podem fazer parte da plataforma, que é um outlet e ponta de estoque para reformas e materiais de construção.

O objetivo do Feira da Obra, é ajudar lojistas de materiais de construção, com estoques de produtos parados, a encontrar compradores online, de forma mais eficaz e econômica, ampliando suas possibilidades de venda, consequentemente, recuperação de lucro e alcance de clientes. E como próximos passos, o Feira da Obra pretende triplicar o número de lojistas cadastrados na plataforma, e como consequência, aumentar o número de produtos cadastrados, trazendo mais clientes para o negócio.

Website: https://www.feiradaobra.com.br