Ferramentas de terapia celular para reparo de cartilagem da articulação osteoartrítica do joelho de idosos

TÓQUIO 18/6/2020 –

Um rompimento do crescente crescimento de células que expressam pluripotência da cartilagem das articulações do joelho afetadas pela osteoartrite (OA) foi relatado por ortopedistas e especialistas em cultura celular liderados pelo Dr. Shojiro Katoh, presidente do Hospital Edogawa. A OA afeta, articulações de milhões de joelhos em todo o mundo e pessoas com doença grave, submetidasàArtroplastia Total do Joelho (ATJ), na qual a cartilagem danificada é substituída por uma prótese artificial de joelho. O Dr. Katoh, durante a cirurgia da ATJ, pegou porções do tecido danificado, que de outra forma é descartado, isolou células de condrócitos no laboratório de engenharia de tecidos e pôde cultivá-las como tecido de cartilagem saudável totalmente reorganizado, indicando biomarcadores relevantes para a pluripotência.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20200618005664/pt/

"Pluripotency expressing cells grown from osteoarthritis affected knee joint, open doors to a spectrum of novel solutions to address cartilage damage," says Dr. Shojiro Katoh, President, Edogawa Hospital, Tokyo, Japan. (Photo: Business Wire)

“Pluripotency expressing cells grown from osteoarthritis affected knee joint, open doors to a spectrum of novel solutions to address cartilage damage,” says Dr. Shojiro Katoh, President, Edogawa Hospital, Tokyo, Japan. (Photo: Business Wire)

A cartilagem da articulação do joelho atua como um amortecedor entre os ossos da coxa e da perna e absorve o peso corporal. Quando a cartilagem é danificada devido a lesões esportivas, trauma ou desgaste, causa dor e incapacidade nas articulações. No estágio inicial da doença, são praticados o implante autólogo de condrócitos (IAC) ou o implante de condrócitos assistidos por matriz (IACM). Essas terapias celulares utilizam células da cartilagem do próprio paciente, colhidas em uma área saudável e sem peso, cultivadas em laboratório e transplantadas para substituir o tecido danificado, para restaurar a funcionalidade.

“Este provavelmente pode ser o primeiro relatório do mundo sobre tecido de osteoartrite, produzindo células que expressam marcadores de pluripotência”, disse o Dr. Katoh, citando sua publicação no Regenerative Therapy Journal.(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352320420300274), também apresentado na 19a reunião da Sociedade japonesa para a medicina regenerativa. “Nossa técnica pode ajudar a utilizar a cartilagem afetada pela OA, descartada como lixo biomédico, como fonte de ferramentas para terapias celulares, como células, fatores de crescimento secretados por células e exossomos para reparar defeitos de cartilagem na medicina regenerativa”, acrescentou.

O hospital de Edogawa, localizado no leste de Tóquio, tem muitos idosos. “Ao contrário da crença milenar de que a sabedoria é a força dos mais velhos, essa descoberta me fez humilde: aprender sobre a força oculta da natureza em suas complexidades físicas também, alimentando nosso entusiasmo”, disse Dr. Katoh, acrescentando uma modéstia filosóficaàsua realização. Seu Laboratório Evolucionário de Ciências Edogawa (Edogawa Evolutionary Lab of Science, EELS), tendo confirmado o fenótipo hialino, está avaliando a expressão de miRNA-140 e hialuronano dos condrócitos.

Essa tecnologia tem potencial para solucionar os danosàcartilagem de aproximadamente 12 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, de acordo com a JBM Inc e a GN Corporation, correquerentes de uma patente e parceiros de pesquisa da EELS.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Samuel JK Abraham

GN Corporation

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: