Festival de Música Contemporânea Brasileira: o que é e como ajudar a tirar um projeto cultural do papel?

17/12/2019 –

O FMCB é um evento que busca a valorização da música nacional por meio da homenagem a dois compositores brasileiros vivos a cada edição. Para a sua 7ª edição, o FMCB terá como tema “A vida e a obra de João Donato & Liduíno Pitombeira” e ocorrerá entre 24 e 28 de março de 2020.

O projeto nasceu em 2014, a partir da pesquisa de doutorado da pianista Thais Nicolau, hoje responsável pela direção geral do FMCB. Desde então, o evento acontece anualmente na cidade de Campinas, e se destaca por unir pesquisa à performance e também por contar com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento, oferecendo uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores, universidade e comunidade em geral.

Além de cinco dias de programação, o Festival leva a música brasileira para crianças em tratamento de câncer, esse também é um dos objetivos do FMCB. Uma mostra musical é realizada no Centro Infantil Boldrini, abrindo espaço para as crianças participarem ativamente da ação, conhecendo novos sons e brincando com instrumentos, pois acreditamos na música mudando a vida das pessoas. E fechando o último dia da programação, durante o concerto de encerramento, mudas de árvores são distribuídas a todos os presentes, como uma forma de contribuir com o meio ambiente.

Além de participar do FMCB, os interessados por música e cultura podem apoiar o projeto fazendo com que o evento aconteça e seja um sucesso, saiba como:

É possível direcionar parte do valor do seu imposto de renda para projetos culturais e sociais a custo zero. Ao invés de pagar o imposto de renda ao governo, fazendo a declaração do imposto pelo modelo completo, através das leis de incentivo fiscal é possível abater até 6% de seu imposto de renda destinando o dinheiro para instituições ou projetos culturais.

O Festival de Música Contemporânea Brasileira tem parceria com a Incentiv e é através dessa plataforma é arrecadada a verba para que o projeto seja realizado – isso já há 6 anos -, com todas as atividades abertas e gratuitas a todos que participam.
Portanto, além de viabilizar a realização de um dos maiores festivais de música contemporânea do Brasil é uma importante maneira de incentivar a cultura local.

A Incentiv facilita a burocracia e com apenas 5 passos é possível realizar a contribuição:
1. É necessário declarar o IR pelo modelo completo.
2. Feito isso, é necessário verificar qual será o imposto devido no ano e qual o valor que entraria no limite de dedução das leis de incentivo, que é de 6%. Através do site da Receita Federal com a “Simulação de Alíquota Efetiva” isso pode ser feito;
3. Pela plataforma da Incentiv (gruposintonize.com.br), basta encontrar o projeto do Festival de Música Contemporânea 7 e até o dia 23 de dezembro é possível contribuir;
4. Na hora da declaração, importante ter em mãos o Recibo de Mecenato (documento que comprova o incentivo). A Incentiv o enviará por e-mail;

Ao preencher a declaração do IR pelo modelo completo, na ficha “Doações Efetuadas”, deve constar: o nome do beneficiário, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o código do projeto e o valor doado.

Pronto, o programa irá emitir os limites de dedução e o valor será abatido ou restituído no imposto no próximo ano.

Para encontrar mais informações sobre os eventos anteriores, tudo está disponível no site do projeto FMCB.

Website: https://incentivador.incentiv.me/fmcb7

Web Site: