Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos apresenta programação completa

Salvador 22/11/2019 –

Reunindo debates, palestras, exposições, gastronomia e manifestações culturais, evento integra 18 municípios interligados pela BTS.

Acontece nos próximos dias 30 de novembro (sábado) e 1º de dezembro (domingo), das 11h às 19h, no Passeio Público – Campo Grande, a primeira edição do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Com realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo – SETUR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia (Prodetur Bahia), e produção do Consórcio PAT BTS, constituído pelas empresas DAVENTURA e GKS Inteligência Territorial, o evento promove uma série de debates, palestras, exposições, shows, área gastronômica e manifestações culturais, integrando 18 municípios interligados pela Baía de Todos-os-Santos.

“As ações do PRODETUR BAHIA vêm contribuindo na identificação e valorização de saberes e fazeres tradicionais da BTS, e também no fortalecimento das instâncias de governança e na qualificação da oferta turística da Baía, fortalecendo o turismo como importante atividade econômica para o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Márcio Franco, Coordenador Geral do PRODETUR Nacional Bahia.

Reunindo grupos produtivos, comerciantes, empresários, artistas e lideranças de diversos setores produtivos, o Festival traz para a roda discussões relativas a turismo sustentável, empreendedorismo, economia, pluralidade cultural e cidadania, visando ampliar a percepção da população e autoridades, sobre o legado sociocultural da baía.

Segundo o Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, o Festival é uma espécie de prova para os municípios e grupos produtivos de gastronomia, artesanato e manifestações culturais que participaram, durante mais de um ano, das qualificações do PRODETUR voltadas para a produção associada ao turismo (inserção de produtos e serviços locais na cadeia produtiva). “Vamos apresentar ao público final o nosso melhor e oferecer contatos e oportunidades de negócios para os grupos produtivos da Baía de Todos-os-Santos”, explica Fausto Franco.

Com programação rica e variada, adotando boas práticas de sustentabilidade como a neutralização do carbono, gestão responsável do lixo e engajamento de voluntários, o Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos está organizado em 7 (sete) áreas de convivência: Núcleo de Conhecimento; Cozinha BTS; Território BTS; Tenda Manifestações; Espaço Conecte; Quiosque Vivências; e Área de Alimentação.

Contando com uma série de conteúdos relevantes e atuais, o evento foi dividido em quatro agendas. Agenda Técnica, com palestras e debates sobre casos de destinos turísticos de sucesso e iniciativas que possam contribuir para o aprimoramento do turismo na BTS; Agenda Institucional, trazendo a reunião de lideranças e secretários municipais; Agenda Cultural, promovendo manifestações artísticas e culturais de todos os 18 municípios banhados pela Baía de Todos-os-Santos, e a Agenda de Negócios, ambiente propício para a realização de trocas, encontros e negócios das mais diversas áreas.

“O Festival Cultural da Baía de Todos-os-Santos traz à Salvador uma síntese da riqueza cultural e do potencial turístico existente na maior baía do Brasil, sendo um evento que busca valorizar os saberes e fazeres tradicionais, estimular o incremento do turismo náutico e cultural, e provocar discussões técnicas que promovam a reflexão sobre a competividade e desenvolvimento do turismo sustentável na BTS” salienta André Sá, Coordenador Executivo do Festival.

Compromissado como EVENTO NEUTRO em Carbono, o que significa que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da sua montagem, realização e desmontagem serão devidamente quantificadas e ambientalmente compensadas, recebendo o Festival o Certificado Evento Neutro, o evento contemplará ainda a participação de alunos do curso de Turismo e Hospitalidade da Universidade do Estado da Bahia, que atuarão como voluntários na recepção do público ao evento, dando todas as orientações necessárias para um melhor aproveitamento das áreas de convivência, além de explicações acerca dos painéis do Núcleo de Conhecimento, e um relatório final com os principais aprendizados e destaques de cada painel, das exposições, área de gastronomia e programações.

“O Festival do Turismo Cultural é um evento demonstrativo da valorização da riqueza cultural existente nos diversos municípios da Baía de Todos os Santos, despertando motivações para que as pessoas visitem e ampliem sua compreensão sobre esse território, sendo esse um grande estímulo ao desenvolvimento sustentável do turismo nessa região”, Tiago Valois, representante da GKS/DAVENTURA, consórcio responsável pelo projeto.

— Confira agenda completa

– Sábado (30/11)

Núcleo do Conhecimento
10h30 às 12h – Abertura do Festival
12h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Painel “Turismo Náutico – Oportunidades e Caminhos para a Atividade Náutica na BTS”
15h30 às 17h – Painel “Rede & Governança – Gerando Maior Competitividade a Destinos Turísticos”

Cozinha BTS
13h às 14h – Quilombo Dandá preparando “Chips de coco açucarado”
14h30 às 15h30 – Astraf preparando “Frozen de Geléia”
16h às 17h – Frutos da Terra preparando “Trufa de Jaca”
17h30 às 18h30 – APPCS preparando “Quibe de chumbinho”

Tenda das Manifestações
12h às 13h – Acarbo (Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede)
13h30 às 14h30 – As Paparutas da Ilha do Paty (Samba de roda)
15h às 16h – Filhos de Nagô (Samba de roda)
16h30 às 17h30 – Os Guaranis (História do Brasil e Bahia)

– Domingo | 01/12

Núcleo do Conhecimento
12h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Painel “Turismo Cultural – A Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”
15h30 às 17h – Painel “Gestão Sustentável do Turismo – Como Crescer de Forma Responsável”

Cozinha BTS
13h às 14h – Coomas preparando “Mariscada”
14h30 às 15h30 – Maravilhas do Quilombo preparando “Geléia de banana”
16h às 17h – Grupo Casa de Farinha Roque preparando “Bolo de Carimã na palha de bananeira”
17h às 18h – Associação Sol Nascente preparando “Pastel de queijo com goiabada”

Tenda das Manifestações
11h às 12h – Chegança dos Marujos – Fragata Brasileira (Marujada)
12h às 13h – Mestres do Amanhã (Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede)
13h30 às 14h30 – Maralegria (Apresentação Carnavalesca)
15h às 16h – Esmola Cantada (Samba de roda)
16h30 – Afoxé Filhas de Gandhy (Afoxé carnavalesco)

Website: http://www.instagram.com/programapatbts/

Web Site: