FiemaCon ocorre em 2020 com cinco encontros técnicos confirmados na programação

Bento Gonçalves, RS 14/1/2020 –

Feira de negócios, mas também usina de ideias e de conhecimento, a Fiema Brasil promove uma imersão, durante seus três dias, a quem busca ampliar capacitação técnica, conhecer tendências em soluções ambientais e estreitar parcerias comerciais. Esta janela de oportunidades ganha evidência ao longo do FiemaCon, o espaço de reflexões e de networking da maior feira ambiental do sul do país, promovida pela Fundação Proamb – e cuja parte de sua vasta programação começa agora a ser anunciada.

De 14 a 16 de abril de 2020, referenciais nomes ocuparão quatro palcos no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves (RS), para abordar ideias e conceitos na área ambiental, perpassando por assuntos tão variados que vão da gestão empresarial às mais recentes tecnologias em energias renováveis. Abaixo a relação dos eventos que integram o FiemaCon e transformam a programação em uma verdadeira plataforma para renovar concepções, compartilhar informações e ampliar conexões com a rede de contatos.

5º Meeting Empresarial

Um dos mais aguardados encontros da programação do FiemaCon, gerador de grande expectativa por reunir importantes nomes da área dos negócios, o Meeting Empresarial demarca a abertura da Fiema Brasil. O encontro trata de um assuntoessencial aos empreendedores do país: “Gestão Brasil: Sobrevivência e Sucesso”. A atividade ocorre dia 14 de abril, as 9h.

7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente

Com o tema “Meio Ambiente e Saúde: Interface e Soluções”, o congresso amplia o debate acerca da presença de agentes poluentes na cadeia alimentar capazes de interferir na saúde humana. O evento será realizado nos três dias da feira e trará, em cada um deles, diferentes visões a partir do enfoque dos recursos hídricos, dos resíduos sólidos e das tecnologias ambientais. Na seara de assuntos debatidos, temas pertinentes como segurança de mananciais e relação de agrotóxicos com a água e a saúde, resíduos de saúde e gaseificação de resíduos, além de inovação com os carros híbridos e a utilização de biogás. As palestras ocorrem das 9h às 12h30min. Além disso, o congresso reúne trabalhos acadêmicos em 16 áreas, como economia circular, educação ambiental e gestão ambiental na indústria, comércio e serviços, buscando trazer a ciência para solucionar problemas na prática. As inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro pelo site siambiental.ucs.br/congresso, com coordenação da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária

O seminário que debate questões da agropecuária evocará o tema “Soluções Ambientais para a Viabilidade do Agronegócio”. A programação ocorrerá dia 15 de abril, a partir das 9h, com quatro painéis – Direito Ambiental na Propriedade Rural, Soluções para o Tratamento de Resíduos Animal, Soluções para a Produção Vegetal e Visão de Futuro para a Agroindústria e o Turismo Rural. Entre os painelistas, representantes da Embrapa, da Emater e da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (croplife), simbiose, entre outros.

6º Seminário de Segurança do Trabalho

Estruturado nos três dias da Fiema, o seminário ocorrerá sempre na parte da manhã, com início às 9h, abordando cuidados e legislação competente em três esferas produtivas. A abertura, no dia 14, será sobre as normas que regulamentam as atividades industriais. Depois, no dia 15, a temática recai sobre a segurança na construção civil e nas edificações. Para fechar a grade, no dia 16 as atividades no campo serão analisadas a partir da segurança no uso de defensivos agrícolas.

3º Seminário de Energias Renováveis

Um dos assuntos mais recorrentes diante da necessidade de sustentabilidade, a utilização de energias limpas também ocupa uma das janelas do FiemaCon. Marcado para o dia 15, das 9h às 17h30min, o seminário abre traçando o atual contexto que envolve as energias renovávies no Rio Grande do Sul. Assunto cada vez mais em pauta, o mercado livre de energia, que versa sobre a livre escolha dos consumidores para eleger seu fornecedor de energia, também ganha destaque na programação, assim como os planos de negócios financeiros. Além disso, o cronograma ainda abre espaço para a apresentação de cases e de grandes players do setor.

Tema das construções sustentáveis é novidade para 2020

Uma das novidades do FiemaCon 2020 é a realização do evento Construções Sustentáveis. Programada para ocorrer no dia 16 de abril, a iniciativa reúne diversos experts do ramo, como o consultor em sustentabilidade Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti. Ao longo de todo dia, serão apresentadas ideias de como melhorar as cidades a partir de novos comportamentos e compromissos para torná-las mais sustentáveis e humanas. A programação funcionará como uma espécie de guia para realizar os encaminhamentos necessários neste sentido. Exemplos e ideias para cidades inteligentes, apresentação de linhas disponíveis para financiamento em áreas como mobilidade urbana e iluminação pública, viabilidade econômica para empreendimentos sustentáveis, otimização de recursos na elaboração de projetos e gestão da água serão alguns dos assuntos abordados durante o evento.

Como participar

As inscrições para as atividades do FiemaCon já estão abertas, disponíveis em diversas modalidades, permitindo ao visitante escolher os temas de seu interesse e acompanhar as diversas atrações da programação. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.fiema.com.br. Informações também podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Website: http://www.fiema.com.br