Fim de 2019 é tido como positivo para setor industrial

São Paulo 20/1/2020 –

Dados informados pela Confederação Nacional da Indústria, em conjunto com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, apontaram que, mediante os resultados de dezembro de 2019, o ano de 2020 será crucial para a recuperação do setor industrial.

De acordo com o levantamento, que é realizado mensalmente, houve aumento de 1,6 ponto no ICEI (Índice de Confiança do Empresário industrial) no fim de 2019 (em comparação a novembro), alcançando os 68,9 pontos, bastante acima dos 50 previstos, gerando um ambiente de otimismo.

O indicador de condições, uma das variáveis do estudo, no acumulado dos últimos seis meses do ano passado, chegou aos 63,7 pontos, e o de expectativas, que trata da projeção para os próximos seis meses, ficou em 71,5 pontos.

Novembro contou com uma das produções mais intensas da década

A produção da indústria em novembro foi significativamente intensa para o mês. O índice passou dos 50 pontos, chegando a quase 51. Desde o início da série histórica, em 2010, trata-se da terceira vez que o índice ultrapassa os 50 pontos.

As informações foram reveladas pela Sondagem Industrial, estudo desenvolvido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Os indicadores vão de zero a cem pontos, e quando passam dos 50 indicam aumento de produção e de emprego.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, com relação ao número de empregados, o índice alcançou os 50 pontos em novembro pela primeira vez, indicando maior estabilidade na comparação com outubro. De acordo com o relatório da Sondagem, essa estabilidade de empregos, assim como o aumento da produção, não costuma ser tão positiva entre outubro e novembro.

Cenário é de otimismo para a atividade industrial

Graças ao aquecimento da economia pós-crise, e do consequente aumento da atividade industrial, as projeções para o primeiro semestre de 2020 mostram que as intenções de investimentos deverão crescer (o que já começou a ser visto em dezembro).

Tendo em vista que, depois de novembro, todos os índices cresceram (inclusive o de expectativas quanto às exportações, com alta de 2,1 pontos no fim de 2019), os empresários estão contando com o aumento constante da demanda para 2020. É fundamental, em prol de manter o otimismo no setor, efetivar a agenda de reformas proposta pelo governo, como a reforma tributária, para garantir maior competitividade na indústria.

O índice de intenção de investimento ultrapassou os 58 pontos em dezembro, o que representa alta de 1,9 ponto em relação ao mês de novembro. Trata-se do maior índice desde março de 2014.

Maior consumo de máquinas de usinagem demonstra aquecimento do setor

O aumento no consumo de máquinas de usinagem (levando em consideração a importação, produção e exportação), incluindo equipamentos, permaneceu ao final de 2019. Dados do setor mostraram que, no mês de outubro, o crescimento foi de 21,5% frente a setembro, e de 33,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ao considerar o acumulado do ano, a alta foi de 15,9%. Os dados são da Abimaq.

AllTech é parceira da indústria brasileira

Os índices do setor industrial seguem positivos em, praticamente, todas as variáveis, inclusive o consumo de máquinas de usinagem , e a AllTech fornece maquinário e equipamentos ao mercado, garantindo todo suporte nesse momento de crescimento e inovação. É ideal conhecer o site e o catálogo de máquinas de usinagem da AllTech.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/

Web Site: