Fim dos aparelhos dentários? Como alinhar os dentes, sem bráquetes, fios e praticamente de forma invisível

São Paulo, SP 1/7/2020 –

Além da vantagem estética, os alinhadores “invisíveis”, como o famoso Invisalign, possuem diversos benefícios e rapidez na entrega de resultados

Hoje em dia muito tem se falado de alinhadores ortodônticos invisíveis, uma alternativa ao tradicional tratamento com bráquetes, fios e metais. Os alinhadores chamam a atenção por serem removíveis, mais confortáveis e quase imperceptíveis quando em uso. O tratamento é realizado com uma sequência de alinhadores, que um por um, vão alinhando e corrigindo os dentes, e são trocados no período indicado pelo seu dentista.

Uma dúvida de muitos é a possibilidade de tratamento para casos mais complexos. É possível optar por esse tratamento mais moderno nos casos mais difíceis? A Dra. Amanda B. Peixoto, Ortodontista da SB Odontologia Especializada, explica que sim, praticamente todos os casos são tratáveis com alinhadores, não somente casos mais simples de alinhamento leve: “Essa é uma ideia antiga. Hoje em dia a tecnologia está bastante avançada, permitindo que praticamente todos os casos sejam tratados com grande eficácia e em muito menos tempo do que com aparelhos convencionais.”. Ela explica também que é importante que o tratamento seja realizado utilizando o tipo de alinhador correto: “Com o aumento da procura por alinhadores, surgiram no mercado vários fabricantes novos, mas é necessário conversar com seu ortodontista e pesquisar pelo melhor produto, pois nem todos podem ter o resultado esperado”.

E quais são as vantagens de utilizar alinhadores? A Dra. Amanda explica que são muitas: “O tratamento com alinhadores permite ao paciente manter sua rotina diária. Como são removíveis, é possível se alimentar normalmente, não sendo necessário evitar alguns alimentos, como acontece no tratamento com bráquetes e fios. A higiene bucal também pode ser realizada sem empecilhos, com escovas e o uso do fio dental normalmente. Outra vantagem é a prática de exercícios. Muitos pacientes e pais de pacientes ficam apreensivos em praticar esportes de contato usando bráquetes, já que existe a possibilidade de lesões nos lábios e bochechas em caso de choque. Com alinhadores, isso não ocorre. Além disso, não é necessário removê-los para praticar seu esporte favorito, pois são fabricados com material flexível e que possuem memória, adaptando-se perfeitamente aos dentes.”.

Os alinhadores possuem tecnologia avançada e todo o seu processo de fabricação é realizado digitalmente. Tudo começa com o escaneamento intraoral dos dentes do paciente, não sendo mais necessário aquelas moldagens com as incômodas massas. Com isso, é possível obter uma réplica exata da boca, e com muito menos distorções. Todo o planejamento é realizado em um software, simulando o resultado final do tratamento e qual o número de alinhadores necessários para atingir esse resultado, oferecendo ao paciente uma previsão do tempo de uso do aparelho. O tratamento com alinhadores geralmente é muito mais rápido do que o tratamento convencional, além de ser muito mais previsível.

O importante é que, como em todo tratamento ortodôntico, o acompanhamento e o planejamento seja feito por um ortodontista capacitado, assim tudo será o mais seguro e previsível, podendo ser realizado por pacientes de todas as idades.

Website: https://www.sbodontologiaespecializada.com.br

Web Site: