Fintechs: revolucionando mercado e hábitos

13/10/2020 –

Davi Holanda, CEO da Acesso Soluções de Pagamentos, fala sobre a revolução das fintechs

A existência dos bancos é praticamente tão antiga quanto o próprio dinheiro, embora a instituição nos moldes em que é conhecido hoje tenha tido como marco inicial o Banco di San Giorgio, em Gênova, no início do século XV. Obviamente, em 600 anos houve muita evolução, mas também a perpetuação de alguns modelos de gestão financeira burocráticos, arcaicos, que talvez hoje não sejam mais a única nem a melhor opção para os clientes. O leitor já ouviu falar em fintech?

O termo talvez não seja tão conhecido, mas as fintechs já tomaram seu lugar no sistema financeiro do Brasil e a perspectiva é de que ganhem cada vez mais espaço. Em linhas gerais, uma fintech é uma empresa que reconfigura todo o processo financeiro tendo o uso da tecnologia como base. “Bancos digitais”, pode-se imaginar. Sim, e as vantagens deles são imensas; menos filas – na verdade, nenhuma fila – menos burocracia e tudo, literalmente, na palma da mão do cliente. Porém, não são apenas as operações bancárias que mudam com essa evolução: já há fintechs de crédito, investimentos, controle financeiro, bitcoins, crowdfunding, empréstimo, enfim; todo o sistema financeiro está mudando, tornando-se mais acessível, rápido e longe das tradicionais burocracias das agências bancárias.

Bem, as fintechs estão claramente revolucionando a gestão financeira no Brasil e é claro que, uma vez conceituado o termo, fica bem mais fácil identificar o que é e o que não é uma delas. Também fica simples imaginar qual papel elas assumirão a partir deste ano; afinal, o coronavírus alterou drasticamente as vidas de todo mundo, mudou hábitos, trancafiou-nos em casa e aproximou-nos da tecnologia. Se der para resolver pelo celular, por que sair de casa? A tendência é que a revolução que já vinha sendo construída nos últimos anos ganhe contornos ainda mais acentuados e que as fintechs ocupem uma fatia cada vez maior de todos os processos financeiros ocorridos no Brasil e no mundo. Claro, a pandemia não irá durar para sempre, mas é muito provável – quase certo – que alguns “confortos” e facilidades descobertos nesse período se mantenham como opções bastante atraentes ao público.

Web Site: