Fisioterapia pode contribuir para o tratamento da fibromialgia

São Paulo 27/11/2019 –

A fibromialgia é uma das principais causas de dores crônicas do país, e as causas da doença podem ser mais complexas do que se imagina. Ainda que parte da medicina afirme que a fonte está no cérebro, cientistas, em estudo mais recente, garantem que o princípio da dor advém do excesso de fibras nervosas sensoriais presentes nas mãos.

De acordo com a Sociedade Brasileira Para Estudo da Dor (SBED), hoje, 37% da população convive com algum tipo de dor crônica. Essa porcentagem significativa impulsiona o surgimento de novos tratamentos, visando alcançar uma cura futuramente.

Fibromialgia causa impacto extremamente negativo na rotina dos pacientes

O transtorno representa uma doença de dor crônica generalizada, ou seja, que traz muita dor e impactos extremamente negativos na qualidade de vida da pessoa. Há casos em que até atividades extremamente simples, como um abraço, podem causar dores agudas.

É como se a parte do organismo responsável por regular a dor ficasse totalmente sensível aos estímulos externos. Ainda que o transtorno seja mais comum em pessoas com mais de 35 anos, já foram documentados casos de surgimento de fibromialgia em crianças a partir de 4 anos e adolescentes.

Transtorno é responsável por mais de 10% das dores crônicas do brasileiro

A fibromialgia responde por mais de 10% dos diagnósticos médicos de dor crônica. É estimado que até 5 milhões de pessoas estejam convivendo com a doença no Brasil, principalmente entre mulheres em faixa etária de 35 a 44 anos.

A doença atinge mais mulheres, mas isso não significa que o homem está fora do risco de desenvolvê-la. Trata-se de uma dor difusa que está diretamente relacionada ao sono leve, ou seja, quando o paciente escuta muitos barulhos vindos da rua ou já está com algum problema ou incômodo no corpo, como distúrbios musculares.

Surgem outros problemas, ainda, com relação aos distúrbios gástricos e outros possíveis sinais que poderão ser mensurados apenas por um médico.

Clínicas de fisioterapia são melhor alternativa para lidar com fibromialgia

Na hora de se prevenir ou de tratar a fibromialgia, é preciso contar com equipe de clínicas de fisioterapia capacitada, que saiba analisar cada caso de forma individual, considerando as peculiaridades de cada paciente e por onde é preciso começar o tratamento.

A realização de exercícios de fisioterapia, quando feita de forma correta, auxilia na produção de endorfina e dispensa o paciente de ter que tomar outros remédios.

SM Care está entre as melhores clínicas de fisioterapia para tratamento de fibromialgia

Para detectar a doença, é preciso contar com suporte de clínicas de fisioterapia que realizem um diagnóstico detalhado. Tal diagnóstico começa de forma clínica, ou seja, após conversa no consultório, coleta de dados, análise de histórico familiar, além de exame de sangue, imagem, ressonância e radiografia (complementares).

O fisioterapeuta é um profissional de extrema importância para quem tem problemas e dores que chegam a dificultar a realização de tarefas. Hoje, é preciso contar com clínica especializada e profissionais que estejam preparados para traçar os melhores tratamentos de fisioterapia para terceira idade.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa e ver quais são os principais tratamentos.

Website: http://smcare.com.br/