Florianópolis reúne profissionais renomados para discutir o tema Mobilidade Urbana

Florianópolis,SC 22/3/2013 – Especialistas do Brasil e do mundo vão se reunir para discutir acessibilidade, planejamento urbano e infraestrutura nas cidades, equipamentos, logística e meios de transporte que podem melhorar o dia a dia da população.

Florianópolis se prepara para sediar a terceira edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. O encontro acontece entre os dias 03 e 05 de abril no Hotel Majestic, no Centro da Capital. Especialistas do Brasil e do mundo vão se reunir para discutir acessibilidade, planejamento urbano e infraestrutura nas cidades, equipamentos, logística e meios de transporte que podem melhorar o dia a dia da população.

Durante o evento serão apresentados propostas e casos de sucesso aplicados em vários continentes. Todas as atividades ministradas por palestrantes estrangeiros contarão com tradução simultânea, para melhor comodidade dos participantes.

Programação

A palestra inaugural do encontro, que começará às 10h30, será feita pelo canadense Guillermo Peñalosa, diretor executivo da ONG canadense 8-80 cities, internacionalmente considerado o papa da Mobilidade Urbana.

Em seguida, às 13h30, o peruano Emílio Merino, diretor consultivo da TrensUrb e assessor e perito sênior local do Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil, vai realizar a palestra “Lei Federal 12597 – Políticas Nacionais de Mobilidade Urbana” com o objetivo de propiciar um maior entendimento sobre a lei aos participantes.

Rafael Lemos de Oliveira, diretor-executivo da Doppelmayr Brasil Sistemas de Transporte, fala sobre “A utilização de teleféricos e People Movers como alternativas de transporte urbano” em palestra que se iniciará às 15h30, no auditório principal. O empreendimento Doppelmayr foi fundado em 1892, em Wolfurt, na Áustria, voltado para desenvolver, projetar e construir sistemas de transporte de material para as mais diversas áreas de aplicação.

O segundo painel do evento terá como tema “A Saúde e a Mobilidade Urbana – Implicações da Mobilidade Urbana no aumento de consultas e procedimentos e o grande problema da imobilidade urbana sacrificando vidas nos grandes centros”, mediado pela UNIMED Brasil e com início às 16h35.

O holandês Ton Daggers vem ao Brasil compartilhar seu expertise no ramo de ciclovias na palestra “Amsterdam – da teoria a prática, como se criou a maior rede do mundo de ciclovias”. Ton, que participou da primeira edição do fórum em 2011, vai falar sobre o case de sucesso da Holanda, país com mais de 16 milhões de habitantes, 18 milhões de bicicletas e 7 milhões de carros, onde 80% dos alunos vão de bicicleta para a aula e as cyclo routes permitem que viajantes conheçam cidades vizinhas pedalando.

No dia 04 de abril, quinta-feira, o Fórum tem nove atividades confirmadas: três painéis, um pocket talk e cinco palestras. O secretário nacional de Saneamento, Leodegar Tiscoscki, apresenta das 9h às 10h o painel “O Ministério das Cidades e as Obras do PAC – Projetos e Aplicações”. Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas de Turismo, assume o auditório na sequência, das 10h às 11h, a frente do painel “O Ministério do Turismo Fomentando a Mobilidade Urbana em Centros Turísticos de Excelência”.

O pocket talk com João Paulo Kleinübing, presidente do BADESC – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A., terá início às 11 horas e discutirá com os participantes o Plano Santa Catarina de Fomento.

Após um breve recesso para almoço, às 14 horas, terá a primeira palestra do dia, “Coaching para Gestão de Alto Desempenho”, ministrada por Marta Ribeiro. A coach é formada em Business, Executive, Self e Professional Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, além de ser palestrante e consultora organizacional com foco em gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento humano desde o ano 2000.

Halan Moreira, vice-presidente da Quark e representante do Consórcio Floripa em Movimento, apresenta, a partir das 14h40, a palestra “Consórcio Quark e as soluções em transporte por multimodais, podsit, barcas de transporte marítimo & monotrilhos”. Logo após a apresentação de Halan, às 15h15, sobe ao palco do auditório principal Laurindo Junqueira, superintendente de planejamento de transporte da SPTrans – SP Transporte S/A, que vai falar sobre o “SPTrans e o Modelo de Gestão de Transportes”.

Das 15h40 às 16h15 será a vez de Paulo Sérgio Amalfi Meca, gerente do Metrô/SP, abordar o tema “Modal Monotrilho e Aplicações Mundiais”. Após o coffee break, às 16h30, terá início a palestra “O Papel dos Arquitetos no Desenho das Cidades: Perspectiva Urbana”, promovida pela ASBEA (Associação dos Escritórios de Arquitetura do Brasil), representada pela Seção Santa Catarina, com Ricardo Fonseca, e Seção Paraná, com Orlando Ribeiro. A palestra contará com a participação especial do arquiteto Giovani Bonetti, que representa o CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina).

Em seguida, tem início o painel “Metrôs pelo mundo – abordagem comparativa – estudo de caso”, coordenado por Conrado Grava de Souza, diretor de planejamento da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobre Trilhos).

Na sexta-feira, dia 05, será realizada uma programação independente, por adesão, com custo extra, voltado para palestras e o curso “Cidades dos 8 aos 80”. A primeira palestra, com início às 9 horas, será realizada pela MobConsult, associada internacional na rede Cities for Mobility e fala sobre “Consultoria em Mobilidade Urbana”. Às 9h30, a Action Coach realiza o “Coaching Iniciação – Dirigentes Públicos e Privados”.

O curso especial “Cidades dos 8 aos 80” terá três sessões: das 10h às 12h, das 14h às 16h30 e das 17h às 18h. Guillermo Peñalosa, diretor executivo da ONG canadense 8-80 cities, será o manager do curso dirigido a prefeitos, secretários de municípios e de estado e a dirigentes públicos e privados.

Web Site: