Formandos dos cursos EAD da UNIARP receberão diploma na formatura institucional

Caçador, SC 7/2/2020 – Eu não teria condições de ir todos os dias para Caçador para estudar. O EAD me proporcionou a graduação.

Os formandos do Ensino a Distância (EAD) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) terão um momento muito especial nesta sexta-feira, 7: eles participarão da formatura institucional, junto com os formandos de todos os cursos da instituição. O evento começará às 20 horas e será na Arena UNIARP. 

Essa é a segunda formatura do EAD da UNIARP e a história de cada graduando reforça o quanto essa modalidade de ensino tem possibilitado que mais pessoas conquistem a tão sonhada graduação. 

É o caso do formando Alexandro Evangelista, vereador da cidade de Timbó Grande, onde ele é conhecido como “Sandrão”. Funcionário público há quase 20 anos, Sandrão tem problemas de saúde e dificuldades para locomoção, fatores que impossibilitam que ele estude no modelo presencial. 

“Eu não teria condições de ir todos os dias para Caçador para estudar. O EAD me proporcionou a graduação. Então, sexta-feira será um dia muito emocionante pra mim”, comentou o vereador que colará grau em Tecnologia em Gestão Pública. 

Com pouco mais de 9 mil habitantes, Timbó Grande conta com um polo da UNIARP que aproximou o ensino superior dos moradores. Antes, eles precisavam se locomover até Caçador, uma viagem de quase duas horas, para estudar ou para realizar as provas do EAD. O polo na cidade representou um avanço. “Muitos pais de família, gente que tem uma carga horária de trabalho alta, pode estudar e melhorar de vida. Eu vejo como um excelente projeto de médio prazo que beneficia a população”, destacou o vereador. 

A realidade das pessoas de Timbó Grande é também a da maioria dos estudantes da modalidade EAD, segundo a coordenadora do ensino a distância da UNIARP, Tatiane Bernardy: “Esse estudante trabalha e estuda, muitos têm família e não teriam disponibilidade de frequentar aulas diariamente”. Ela destaca ainda a flexibilidade de horários, o baixo custo e o fato de não precisar se deslocar como principais vantagens dessa modalidade de ensino superior. 

No entanto, como qualquer outra graduação, será preciso empenho e dedicação. “A qualidade da UNIARP é muito alta, são os mesmos professores, mestres e doutores do ensino presencial. Então, o aluno tem flexibilidade de horários, excelência de ensino, mas precisa se dedicar muito também”, ressalta a coordenadora. 

Sobre o ensino, Sandrão não tem do que reclamar. Ele diz que precisava dedicar uma noite por semana e pelo menos um período do final de semana exclusivamente aos estudos. “É bastante exigente e é possível aprender muito bem. Tem uma biblioteca digital com títulos de tudo que você precisar. Então, mesmo com 20 anos de funcionalismo público, eu aprendi como ser um gestor público ainda melhor, tudo que preciso saber e me manter sempre atualizado”, comentou. 

Tatiane Bernardy explica que a UNIARP oferece a formatura institucional sem nenhum custo aos alunos. Apenas a cobertura fotográfica deve ser paga por eles, mas não é obrigatório, não existindo nenhum contrato nesse sentido. “A ideia é proporcionar essa comemoração para eles, pois, assim como o EAD tem a mesma qualidade do presencial, a formatura deles também”. A solenidade terá tudo que se espera de uma formatura: beca, canudo, capelo, flores para os pais e homenagens. 

O evento contará com cerca de 120 formandos de 23 cursos e será dividido em dois turnos. A primeira cerimônia inicia-se às 17 horas, quando receberão o diploma os graduandos dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Depois, às 20 horas, colam grau os concluintes das graduações EAD de Tecnologia em Gestão Pública, Gestão Financeira e Processos Gerenciais, e dos cursos de Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras Trilíngue, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Além de Caçador e Timbó Grande, a UNIARP conta com polos nas cidades de Fraiburgo e Santa Cecília, sendo considerada a melhor instituição de Ensino Superior da região, com 47 anos de história unindo experiência e inovação, com visão de futuro e foco nas mudanças da sociedade. 

Website: https://ead.uniarp.edu.br/

Web Site: