Fornecedores de ADM superam os desafios da COVID e adotam novas estratégias para ajudar as empresas brasileiras a desenvolver e manter aplicativos

SÃO PAULO 13/1/2021 –

O relatório ISG Provider Lens™ mostra que as metodologias ágeis, testes contínuos e outros recursos em evolução provaram-se mais valiosos do que nunca, conforme os negócios mudaram para online

Na medida em que a pandemia COVID-19 atingiu o Brasil em 2020, os provedores de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas (ADM) enfrentaram os temores de que uma mudança rápida e forçada para trabalhar em casa atrapalharia sua capacidade de oferecer suporte aos aplicativos dos clientes, segundo um novo relatório publicado hoje pela Grupo de Serviços de Informação (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.

O relatório ISG Provider Lens™Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil conclui que os provedores foram capazes de enfrentar a crise acelerando a adoção de videoconferência e outras tecnologias de trabalho remoto. Eles também se mostraram capazes de vender novos contratos e ampliá-los para realizá-los. Embora alguns provedores tenham registrado perdas trimestrais, muitos relataram crescimento.

Esse desempenho promissor veioàmedida que os serviços ADM de próxima geração – especialmente testes contínuos – provaram ser ainda mais importantes em meioàpandemia e o distanciamento social. A crise expôs problemas de qualidade de softwareàmedida que o distanciamento social forçou mais pessoas a depender da Web para praticamente tudo. Tornou-se crucial para as empresas oferecerem a seus clientes aplicativos e serviços que atendessem de forma consistente às suas necessidades.

“O desenvolvimento e a manutenção de aplicativos são cada vez mais críticosàmedida que as empresas passam por transformações digitais e mais atividades são on-line”, disse Pedro Luís Bicudo Maschio, distinguished analyst da ISG e autor do relatório“. A receita aumenta ou diminui com a eficácia do software, já que um bug de software pode significar perdas para o negócio”.

No Brasil, os provedores de serviços ADM continuaram a adotar metodologias Ágeis que mesclam desenvolvimento e manutenção, afirma a ISG. Quando lançou a pesquisa ISG Provider Lens™ no Brasil há três anos, a ISG observou que os provedores mantinham linhas separadas para requisitos de mudança e novos desenvolvimentos. Em 2020, um consenso se formou de que os clientes deveriam mesclá-los em uma linha de desenvolvimento e manutenção unificada.

Os provedores de serviço também têm mesclado automação, teste contínuo e segurança em métodos DevOpsàmedida que aconselham os clientes, concluiu o relatório. O número crescente de projetos simultâneos compartilhando a mesma infraestrutura torna a automação necessária para a velocidade de execução e otimização de recursos, e os provedores estão, por unanimidade, integrando testes de segurança entre as tarefas de desenvolvimento e operações. Essa tendência transformou DevOps em DevSecOps.

Outra tendência emergente é “shift-right” para o desenvolvimento Ágil, que envolve a captura de dados de desempenho de aplicativos em ambientes de produção, que alimentam ferramentas de análise com inteligência artificial para agilizar o fluxo de desenvolvimento Ágil. Isso complementa a a continuidade de “shift-left”, o método para prevenir defeitos no início do processo de desenvolvimento.

O relatório de 2020 adiciona um quadrante para serviços de manutenção e suporte de aplicativos (AMS). Esses serviços se concentram em melhorias no código que podem reduzir as demandas do usuário por suporte. O mercado de AMS está se movendo lentamente de contratos baseados em esforço para contratos baseados em resultados, diz o relatório.

O relatório ISG Provider Lens™Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil avalia as competências de 47 provedores em seis quadrantes: Next-gen ADM, Application Management Services – Midmarket/Niche, Agile Development, DevSecOps Consulting, Continuous Testing – Large Accounts e Continuous Testing – Midmarket and Expert Consulting.

O relatório identifica a Capgemini, Stefanini e Wipro como líderes em quatro quadrantes. Accenture e everis (an NTT DATA company) são nomeados líderes em três quadrantes. O relatório classifica a BRQ, Indra, Inmetrics, Softtek e Tech Mahindra como líderes em dois quadrantes. CI&T, DXC, e-Core, IBM, Prime Control, Sofist, Sonda, TCS e Yaman são líderes em um quadrante cada.

Adicionalmente, a Deloitte, FH Consultoria (an NTT DATA company), Infosys, Prime Control e Reply são classificadas como Rising Stars – empresas que tem um “portfólio promissor” e um “alto potencial futuro” na definição da ISG.

Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas por Capgemini, Prime Control and Sofist.

O relatório ISG Provider Lens™Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil está disponível para os assinantes, ou para compra, nessa webpage.

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série ISG Provider Lens™ Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre as pesquisas ISG Provider Lens™, visite esta webpage.

A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.

Contato:

Press Contacts: