Fotografia: dicas para obter o melhor clique

30/4/2013 –

A editora Elsevier acaba de lançar o livro Escola de Fotografia, escrito pelo fotógrafo José Antonio Ramalho. Com a expansão do mercado de fotografia, o livro é uma referência e ferramenta de estudo para profissionais já formados, estudantes, iniciantes e curiosos em geral. Nele, o autor mostra que ser fotógrafo não é apenas captar um simples clique. Por trás do registro, existe um conjunto complexo de ações e situações que compõem o exato momento que determina o sucesso ou o fracasso de uma foto.

“Muitas fotos são planejadas bem antes de acontecerem, outras surgem numa fração de segundo. Em qualquer dessas situações, e principalmente na última, você precisa estar preparado para o clique”, afirmou Ramalho.

Para o fotógrafo, um dos maiores desafios de sua carreira é a fotografia de pessoas. No livro, Ramalho revela dicas de fotos de pessoas conhecidas, desconhecidas, grupos e cenas típicas do cotidiano, que aprendeu ao longo de suas viagens pelo mundo. “Ao decidir fotografar gente durante uma viagem, o importante é trazer um pouco da essência do país ou cidade que foi visitada”, explicou.

Ramalho também considera uma grande responsabilidade a fotografia em casamentos. “É importante planejar as fotos da noiva, da cerimônia e da festa. Registros descontraídos devem fazer parte de um álbum de casamento. Há uma série de modalidades de fotografia de casamento. Cabe aos noivos decidirem qual estilo mais gostam”, afirmou.

Na obra, o fotógrafo iniciante encontra diversas dicas de fotografia em eventos, como competições esportivas. José Ramalho também mostra como editar as imagens produzidas. “Fazer pequenos ajustes numa foto é uma possibilidade que temos que considerar para que uma foto razoável fique muito boa”, disse.

SOBRE O AUTOR
José Ramalho é um dos maiores especialistas em fotografia do Brasil. Publicou mais de 110 livros em diversas áreas de conhecimento, como tecnologia, mitologia e fotografia. Em 2002, começou uma fase de viagens de aventuras pelos quatro cantos do mundo, utilizando um pequeno Bimotor pelas três Américas e diversas viagens onde o transporte era uma bicicleta. Pedalou mais de três mil km de Paris a Istambul. Foi o primeiro brasileiro a pedalar até o acampamento base do Monte Everest em sua travessia entre Tibet e Nepal, além de ter realizado um documentário sobre suas voltas pelo mundo. Em 2006, recebeu o título de “Ícone da fotografia”, realizado pela empresa Kingston.

Web Site: